A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v38i0.65014

Palavras-chave:

Precariedade, Trabalho docente, Universidades Federais, Neoliberalismo

Resumo

O artigo tem como objetivo principal refletir sobre a precarização do trabalho docente nas Universidades Federais brasileiras, partindo do pressuposto de que essa é uma das expressões de um processo mais geral de reestruturação do serviço público, decorrente da emergência e fortalecimento do Estado neoliberal. No caso do sistema educacional, essa reestruturação instituiu e promoveu o princípio da concorrência e o modelo empresa por meio da adoção de práticas de gestão baseadas em critérios de “eficiência”, produtividade e resultados mensuráveis, alterando profundamente a organização do trabalho nas instituições de ensino, particularmente nas Universidades públicas brasileiras. O texto é constituído de três partes principais. Na primeira são apresentadas algumas transformações que constituem o Estado neoliberal; na segunda parte se discute as principais mudanças no serviço público brasileiro e, por fim, examina-se como a adoção do princípio da concorrência e do modelo empresarial alterou a organização do trabalho na Universidade em um quadro de subfinanciamento público, e tem acarretado a precarização do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Graça Druck, Universidade Federal da Bahia

Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e da Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades – CRH/FFCH/UFBA e do CNPq. Coordenadora do GT Neoliberalismo, Reformas e Resistências, da ABET (Associação Brasileira de Estudos do Trabalho).

Selma Silva, Universidade Federal da Bahia

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais/UFBA.Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades – CRH/FFCH/UFBA.

CONTRIBUIÇÃO DE AUTORIA:

Graça Druck – Conceitualização de dados. Curadoria de dados. Investigação. Escrita – esboço original. Escrita – revisão e edição.

Selma Silva – Conceitualização de dados. Curadoria de dados. Investigação. Escrita – esboço original. Escrita – revisão e edição.

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Publicado

2025-07-03

Como Citar

Druck, G., & Silva, S. . (2025). A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS. Caderno CRH, 38, e025038. https://doi.org/10.9771/ccrh.v38i0.65014

Edição

Seção

Dossiê Especial