A SOCIOLOGIA DA ARTE COMO VOCAÇÃO: um relato de Vera Zolberg

Autores

  • Glaucia Villas Bôas Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Pós-graduação de Sociologia e Antropologia. http://orcid.org/0000-0001-5357-740X
  • Layssa B V Kulitz Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Programa de Pós- Graduação em Sociologia e Antropologia http://orcid.org/0000-0001-6709-9402

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v32i87.32236

Palavras-chave:

Vera Zolberg. Formação acadêmica. Autonomia intelectual. Sociologia da arte.

Resumo

O artigo apresenta a trajetória acadêmica de Vera Zolberg (1932-2016), considerada uma das fundadoras do campo da sociologia da arte nos Estados Unidos. Com base em um relato da socióloga, durante sua última visita ao Brasil, o texto revela as adversidades que ela enfrentou para obter uma formação acadêmica pelo fato de ser mulher, judia, casada e mãe. Da infância no South Bronx, aos estudos no Hunter College, à vida em Boston e no Texas, até o doutorado na Universidade de Chicago, o depoimento de Vera Zolberg evidencia o movimento de sua subjetividade entre oportunidades e adversidades, contingências e surpresas, viagens e deslocamentos em busca de sua autonomia intelectual, assim como nos revela peculiaridades da sociedade norte-americana que raramente aparecem nos discursos sobre o cenário do pós guerra naquele país.

 

THE SOCIOLOGY OF ART AS A VOCATION: an account of Vera Zolberg

The article presents the academic trajectory of Vera Zolberg (1932-2016), one of the founders of the field of sociology of art in the United States. Based on an account of the sociologist made during her last visit to Brazil, the text reveals the adversities that she faced in order to obtain an academic training by being a woman, a jew, a wife and a mother. From childhood in the South Bronx, to her studies in Hunter College, to the life in Boston and in Texas to University of Chicago, Vera Zolberg’s testimony evidences the movement of her subjectivity between opportunities and adversities, contingencies and surprises, travels and journeys in search of her intellectual autonomy, just as it reveals to us the peculiarities of American life, which rarely, appears in discourses about the postwar scene.

Keywords: Vera Zolberg. Academic formation. Intellectual autonomy. Sociology of art.

 

LA SOCIOLOGIE DE L’ART COMME UNE VOCATION: un rapport de Vera Zolberg

C’est article présent le trajectoire academique de Vera Zolberg (1932-2016), une des foundatrice du champ de la Sociologie de l’Art dans L’États-Unis. Basé sur un rapport de la sociologue fait lors de sa derniéré visite au Brésil, le text révèle les adversités auxquelles elle a été confrontée afin d’obtenir une formation académique en étant femme, juive, épouse et mére. De l’enfance dans le sud du Bronx, aux etudes au Hunter College, à la vie à Boston et au Texas à l’Université de Chicago, le témoignage de Vera Zolberg montre le mouvement
de sa subjetivité entre opportunité et adversité, contingences et surprises, voyages et déplacement à la recherche de sa autonomie intellectuelle, comme nous révèle les particularités de la vie américaine, qui apparaît rarement dans les discours sur la scène de l’après-guerre.

Mots-clés: Vera Zolberg. Formation academique. Autonomie intellectuelle. Sociologie de l’Art.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia Villas Bôas, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Pós-graduação de Sociologia e Antropologia.

Professora Titular do Programa de Pós-graduação de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do CNPq e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura onde desenvolve pesquisas sobre crítica de arte e movimentos artísticos, teoria sociológica e memória das ciências sociais. Publicações recentes: Um Vermelho não é vermelho. Estudos sociológicos sobre as artes visuais (2016); Georg Simmel. Arte e vida. Ensaios de estética sociológica
(2016), em parceria com Berthold Oelze. Art et Societé. Recherches récentes et regards croisés (2016), com Alain Quemin.

Layssa B V Kulitz, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Programa de Pós- Graduação em Sociologia e Antropologia

Doutoranda de Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, na Universidade Federal do Rio de Janeiro,
onde também obteve o título de Mestra (2017). Atua como pesquisadora nas áreas de Sociologia, História e Antropologia da Arte, concentrando-se em temáticas ligadas à cultura de massas, consumo e artes gráficas. Membro do Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura - IFCS/UFRJ, e do Grupo de Pesquisa “Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX”, da Casa Rui Barbosa.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Villas Bôas, G., & B V Kulitz, L. (2019). A SOCIOLOGIA DA ARTE COMO VOCAÇÃO: um relato de Vera Zolberg. Caderno CRH, 32(87), 577–589. https://doi.org/10.9771/ccrh.v32i87.32236