IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos

Autores

  • Antônio da Silva Câmara Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Sociologia. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. http://orcid.org/0000-0003-0565-4110
  • Bruno Vilas Boas Bispo Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. http://orcid.org/0000-0001-9138-8247
  • Rodrigo Oliveira Lessa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Alagoinhas. http://orcid.org/0000-0002-8619-5894

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v32i87.32181

Palavras-chave:

Sociologia. Cinema. Cinema documentário. Metodologia. Arte.

Resumo

Neste artigo, retomamos aspectos metodológicos de pesquisas sobre representações da classe trabalhadora encontradas no cinema documentário. Através da discussão com base em conceitos de Marx e de outros teóricos, como Lukács, Adorno, Benjamin e Kracauer, procuramos aqui revisar os termos dessa experiência a partir de sua proposta metodológica e aprofundar uma abordagem do conceito de representação que contemple os aspectos de forma e conteúdo do filme como obra de arte. Desse modo, apontamos para a correlação entre a representação e a realidade social, ressaltando a relevância dos elementos criativos a ela intrínsecos. Para tanto, buscamos analisar o filme como produto das determinações resultantes da relação reciprocamente mediada entre artistas e realidade social. Em seguida, buscamos desdobrar tais reflexões em procedimentos específicos de análise, expondo o uso de tais elementos na pesquisa citada, de modo a contribuir para as reflexões metodológicas acerca de uma sociologia estética a partir da experiência acumulada em nossas investigações.

 

IMAGES OF THE WORKING CLASS IN THE BRAZILIAN DOCUMENTARY: methodological notes

In this article, we return to methodological aspects of investigation on representations of working-class found in documentary cinema. Through discussion with based on concepts from Marx and other theorists such as Lukacs, Adorno, Benjamin, and Kracauer, we here seek to review the terms of this research experience from its proposal approach and deepen an approach to the concept of representation that contemplates the form and content aspects
of the film as a work of art. In this way, we point to a correlation between representation and social reality, emphasizing the relevance of creative elements intrinsic to it. To this aim, we seek to analyze the film as a result of the determinations from the mutually mediated relationship between artists and social reality. Then, we seek to unfold such reflections in procedures analysis, exposing the use of such elements in the research cited, in order to contribute to the methodological reflections about sociology of art from the accumulated experience in our investigations.

Keywords: Sociology. Cinema. Documentary cinema. Methodology. Art.

 

IMAGES DE LA CLASSE OUVRIÈRE DANS LE DOCUMENTAIRE BRÉSILIEN: notes méthodologiques

Dans cet article, nous revenons aux aspects méthodologiques de notre recherche sur les représentations de la classe ouvrière dans le cinéma documentaire. À travers d´une discussion basée sur les concepts de Marx et d’autres théoriciens, tels que Lukács, Adorno, Benjamin et Kracauer, nous nous
proposons à revoir les termes de cette expérience à partir d’une proposition méthodologique et à approfondir une approche du concept de représentation qui envisage des aspects de la forme et du contenu cinématographique en tant qu’oeuvre d’art. Ainsi, nous soulignons la corrélation entre la représentation et la réalité sociale, surtout sur la pertinence des éléments créatifs qui lui sont intrinsèques. Pour cela, nous avons analysé le film comme un produit des déterminations résultant des rapports médiatisés entre les artistes et la réalité sociale. Ensuite, nous avons traduit ces réflexions en procédures d’analyse spécifiques, exposant l’utilisation de ces éléments dans la recherche citée, afin de faire des apports méthodologiques à sociologie de l’art à partir de l’expérience accumulé dans nos recherches.

Mots clés: Sociologie. Cinéma. Cinéma documentaire. Méthodologie. L´art.

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Biografia do Autor

Antônio da Silva Câmara, Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Sociologia. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Doutor em Sociologia. Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia. Integra o Núcleo de Pesquisa Representações Sociais: arte, ciência e ideologia (NUCLEART), desenvolvendo pesquisas na área de Sociologia da arte. Publicações recentes: Enjeux Evironnementaux et Tourismo au Brésil: le rôle de´artesant em forêt Attlantique. Orgs. Agnès, CLERCRENAUD, Colette MÉCHIN, Antônio da Silva CAMARA, Lídia Maria Pires CARDEL; L´HARMATTAN, PARIS, 2019; Ensaios de Sociologia da Arte, EDUFBA. Orgs. Antônio da Silva CÂMARA; Bruno Evangelista da SILVA, Rodrigo Oliveira LESSA. 2018; Estudos socioambientais e saberes tradicionais do Litoral Norte da Bahia: diálogos interdisciplinares. Lídia Maria Pires CARDEL, Antônio da Silva CÂMARA, Colette MÉCHIN, Agnès CLERC-RENAUD. EDUFBA. Salvador. 2016.

Bruno Vilas Boas Bispo, Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

Doutorando em Ciências Sociais no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorado Sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Membro do Núcleo de Estudos em Sociologia da Arte (NUCLEART), com sede na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Autor do livro Imagens de uma utopia Latinoamericana: a batalha do Chile, filme de Patrício Guzmán (2019).

Rodrigo Oliveira Lessa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Alagoinhas.

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Alagoinhas. Membro do Núcleo de Estudos em Sociologia da Arte (NUCLEART), com sede na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Autor do livro O Conflito Social no Campo no Cinema Documentário Brasileiro: luta de classes e representação fílmica (2016) e um dos organizadores de Cinema Documentário Brasileiro em Perspectiva (2013) e Ensaios de Sociologia da Arte (2018).

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

da Silva Câmara, A., Vilas Boas Bispo, B., & Oliveira Lessa, R. (2019). IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos. Caderno CRH, 32(87), 491–504. https://doi.org/10.9771/ccrh.v32i87.32181