ANDRÉ GORZ, PELA INCONDICIONALIDADE DA RENDA

Autores

  • Françoise Gollain Open University

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v30i81.25656

Palavras-chave:

André Gorz, Existencialismo, Incondicionalidade da renda

Resumo

André Gorz partilhou com defensores da renda de existência o diagnóstico segundo o qual o atual sistema de redistribuição não está adaptado à flexibilidade e à precarização do emprego como um dado estrutural de mercado de trabalho. Entretanto, além do desejo de remediar essas disfunções e de assegurar uma seguridade existencial a cada um, ele concebia a outorga de uma renda garantida a todos como um dos instrumentos de uma transformação radical e emancipadora. Nessa perspectiva, a renda de existência está articulada a duas séries de medidas: redução do tempo de trabalho e expansão das atividades autônomas. O exame do lugar acordado a cada um dos termos desse tríptico permite perceber a significativa mudança de Gorz para um degrau mais elevado da incondicionalidade da renda. Para além dessa virada, buscamos ressaltar a permanência de seu projeto político (e filosófico) fundamental: restringir as relações mercantis e avançar para uma sociedade caracterizada por formas de cooperação não mercantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Françoise Gollain, Open University

Doutora em Sociologia e Mestra em Filosofia. Professora associada da Open University (Reino Unido). Publicações recentes: Une critique du travail. Entre écologie et socialisme - Editions La Découverte (9 Mar. 2000); André Gorz pour une pensée de l'écosocialisme - Le Passager Clandestin (23 April 2014).

Downloads

Publicado

2018-03-07

Como Citar

Gollain, F. (2018). ANDRÉ GORZ, PELA INCONDICIONALIDADE DA RENDA. Caderno CRH, 30(81), 497–505. https://doi.org/10.9771/ccrh.v30i81.25656