O TRABALHO EM ANDRÉ GORZ: três reflexões, uma problemática

Autores

  • Henrique Amorim Universidade Federal de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v30i81.25653

Palavras-chave:

André Gorz, Trabalho, Humanismo, Determinismo, Trabalho imaterial

Resumo

Há aproximadamente dez anos André Gorz morreu, deixando ideias estimulantes sobre os limites e a necessidade de superação ou desconstrução da sociedade capitalista. Sempre atento às transformações sociais, Gorz chegou, em certos momentos, a sintetizar tudo que havia de mais profundo e crítico na teoria social. Entretanto, é possível observar, em sua obra, uma oscilação em relação ao lugar social que o trabalho ocupa. O lugar do trabalho parece mudar em função do desenvolvimento das forças produtivas. Assim, a análise do movimento social do trabalho na sociedade capitalista, realizada por Gorz, permanece prisioneira de uma determinação tecnológica e de um conceito de trabalho limitado ao universo produtivo das qualificações profissionais. Neste artigo, tenho como objetivo problematizar a concepção de trabalho exposta por Gorz em três de suas principais obras: Estratégia Operária e Neocapitalismo (1964), Adeus ao Proletariado (1980) e O Imaterial (2003), demonstrando como a teoria social e as alternativas políticas desenvolvidas por Gorz mudam vis-à-vis o lugar social ocupado pelo trabalho nessas obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Amorim, Universidade Federal de São Paulo.

Doutor em Ciências Sociais. Professor Adjunto de Sociologia do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (UNIFESP-Campos Guarulhos) e do Programa de pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Públicas (UNIFESP-Campos Baixada Santista) da Universidade Federal de São Paulo. Publicações recentes: Trabalho Imaterial: Marx e o debate contemporâneo (Annablume/Fapesp, 2009); Valor-trabalho e imaterialidade da produção nas sociedades contemporâneas (Clacso, 2012); Teoria Social e Reducionismo Analítico: para uma crítica ao debate sobre a centralidade do trabalho (EDUSC, 2006); Sociologia hoje (Ática, 2013); e organizou o livro Classes Sociais: novos questionamentos (Annablume/Fapesp, 2015).

Downloads

Publicado

2018-03-07

Como Citar

Amorim, H. (2018). O TRABALHO EM ANDRÉ GORZ: três reflexões, uma problemática. Caderno CRH, 30(81), 435–452. https://doi.org/10.9771/ccrh.v30i81.25653