A DIMENSÃO ESQUECIDA: a questão da agência no trabalho do corte da cana de açúcar
DOI:
https://doi.org/10.9771/ccrh.v31i83.20104Palavras-chave:
Trabalho. Identidades. Agência. Setor sucroalcooleiro. Sergipe.Resumo
Ao fixar o interesse analítico nos elos que unem a experiência do trabalho e os processos constitutivos de identidades, a pesquisa buscou flagrar as pequenas, mas subjetivamente importantes formas de mediação e cálculo envolvidos nas estratégias de ação de trabalhadores do corte da cana de açúcar. Os resultados sugerem que, conquanto o traço saliente desse contexto seja o da precariedade, os significados atribuídos ao trabalho deixam entrever as fissuras que denotam a capacidade de agência dos indivíduos na condução das suas vidas, distante de uma imagem que os toma como meros espectadores da história.
THE FORGOTTEN DIMENSION: the question of agency in sugarcane harvest work
By fixing the analytical proposal in the links that unite the work experience and the process of identity construction, we sought to catch the small but subjectively important forms of measurement and calculation involved in the strategies of action by workers of sugar cane harvest. In spite of precariousness of the social context, the results show that the meanings attributed to work by the subjects allow us to figure out fissures and resistances which denote the agency of individuals and this is far from an image in which they are mere spectators of history.
Keywords: Work. Identity. Agency. Sugarcane sector. Sergipe.
LA DIMENSION OUBLIÉE: la question de l’agence dans les travaux de récolte de la canne
En fixant la proposition d’analyse dans les liens qui unissent l’expérience de travail et le processus de construction identitaire, nous avons cherché à capture les petits, mais subjectivement importantes formes de mesure et de calcul impliqués dans les stratégies d’action par les travailleurs de la récolte de la canne à sucre. En dépit de la précarité du contexte social, les résultats montrent que les significations attribuées au travail par les sujets nous permettent de comprendre les fissures et resistences qui dénotent l’agence des individus. Distant d’une image dans laquelle ils sont de simples spectateurs de l’histoire.
Mots-clés: Travail. Identité. Agence. L’industrie de l’alcool et de sucre. Sergipe.
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