INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO: o que se pode esperar da Ponte Salvador-Itaparica? Bahia-Brasil

Autores

  • Francisco Lima Cruz Teixeira Universidade Federal da Bahia (UFBA). Escola de Administração. Núcleo de Pós-Graduação em Administração.
  • Sílvio Vanderlei Araújo Sousa Universidade Federal da Bahia (UFBA). Escola de Administração. Núcleo de Pós-Graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v31i84.20094

Palavras-chave:

Infraestrutura, Desenvolvimento, Territórios de Identidade, Aglomerações Produtivas

Resumo

Este artigo objetiva analisar o projeto do Sistema Viário do Oeste (SVO), no qual consta a construção da Ponte Salvador–Itaparica, à luz das discussões sobre a relação entre infraestrutura e crescimento econômico, assim como daquelas que ampliam o foco para incluir questões pertinentes ao desenvolvimento socioambiental. Essa revisão foi utilizada para apreciar o projeto e para analisar as pré-condições econômicas e sociais presentes em quatro Territórios de Identidade que sofrerão mais diretamente seus impactos. A análise dos dados e das informações não permite postular que o projeto do Sistema Viário do Oeste – com a sua ponte – poderá contribuir, de forma significativa, para mitigar o quadro de profunda desigualdade e promover o desenvolvimento endógeno e sustentável dos territórios. A abordagem utilizada nessa análise, ao rejeitar a visão econômica tradicional, amplia a discussão sobre as relações entre investimentos em infraestrutura e desenvolvimento regional, utilizando as evidências deste estudo de caso.

INFRASTRUCTURE AND DEVELOPMENT: what can be expected from the bridge Salvador-Itaparica? Bahia-Brazil

This paper aims at analyzing the design of the Road System of the West (SVO), which include the construction of Salvador-Itaparica Bridge, in the light of the discussions on the relationship between infrastructure and economic growth, as well as those that expand the focus to include issues relevant to development. This review was used to assess the project and to examine the social and economic preconditions that are present in four Territories of Identity that will suffer more directly their impacts (Metropolitana de Salvador, Recôncavo, Baixo Sul and Vale do Jiquiriçá). The analysis of the data and information does not allow us to postulate that the project of the Road System of the West and its Bridge could contribute significantly to mitigate the significant inequality and promote the endogenous and sustainable development of the territories.The approach used in this analysis, by rejecting the traditional economic view, extends the discussion of the relationship between investments in infrastructure and regional development using evidences from this case study.

Key words: Infrastructure; Development; Territories of identity; Productive Settlements; Regional Policies

INFRASTRUCTURE ET DÉVELOPPEMENT: que peut-on attendre du pont Salvador-Itaparica? Bahia-Brésil

Cet article vise à analyser la conception du Réseau Routier dans l’Ouest (SVO), qui comprennent la construction du pont Sauveur-Itaparica, à la lumière des discussions sur la relation entre l’infrastructure et la croissance économique, mais aussi ceux qui élargissent la portée aux questions relatives au développement. Cet examen a été utilisé pour évaluer le projet et d’examiner le social et les conditions économiques sont présentes dans quatre territoires de l’identité qui souffrira plus directement leurs impacts (Metropolitana de Salvador, Recôncavo, Baixo Sul et la Vale do Jiquiriçá). L’analyse des données ne nous permet pas de postuler que le projet du Réseau Routier de l’Ouest et son pont pourrait contribuer significativement à atténuer le cadre de l’inégalité qui prévaut et promouvoir le développement endogène et durable des territoires.L’approche utilisée dans cette analyse, en rejetant la vision économique traditionnelle, élargit la discussion sur la relation entre les investissements dans les infrastructures et le développement régional, à l’aide de la preuve de cette étude de cas.

Key words: Infrastructure; Développement; Territoires de l’identité; Agglomérations productifs; Politiques régionales.


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Biografia do Autor

Francisco Lima Cruz Teixeira, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Escola de Administração. Núcleo de Pós-Graduação em Administração.

Doutor em Política de Ciência e Tecnologia. Professor Titular da Universidade Federal da Bahia. Membro permanente do seu Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA). Tem experiência na área de Gestão e Política de Ciência e Tecnologia, trabalhando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, inovação, competitividade, indústria, planejamento e desenvolvimento tecnológico. Atualmente trabalha com temas relacionados à política regional e, na linha da inovação, no desenvolvimento de jogos educacionais nas áreas de inovação, estratégia e políticas públicas. Autor do artigo: Desigualdade, emprego e aglomerações produtivas: análise da dinâmica dos Territórios de Identidade da Bahia. Bahia Análise & Dados, v. 26, p. 9, 2016.

Sílvio Vanderlei Araújo Sousa, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Escola de Administração. Núcleo de Pós-Graduação em Administração

Mestre e Doutor em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração da UFBA. Autor do artigo: Desigualdade, emprego e aglomerações produtivas: análise da dinâmica dos Territórios de Identidade da Bahia. Bahia Análise & Dados, v. 26, p. 9, 2016.

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Publicado

2019-03-28

Como Citar

Lima Cruz Teixeira, F., & Vanderlei Araújo Sousa, S. (2019). INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO: o que se pode esperar da Ponte Salvador-Itaparica? Bahia-Brasil. Caderno CRH, 31(84), 601–620. https://doi.org/10.9771/ccrh.v31i84.20094