FAZER DO VELHO UMA NOVIDADE: as reinvenções dos best-sellers juvenis

Autores

  • Andréa Borges Leão Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v29i78.20022

Palavras-chave:

Best-sellers juvenis, Circulação transnacional da cultura, Série literária, Autoria literária

Resumo

O artigo organiza um debate sobre a produção literária juvenil associada à venda massiva. Tem o duplo objetivo de conceituar os best-sellers e traçar as linhas históricas de conexão da produção contemporânea com a presença do livro europeu e americano na edição brasileira, desde o século XIX. A formação de um espaço literário nacional foi marcada pela importação de clássicos do patrimônio literário mundial, romances de viagem e de aventura, narrativas sentimentais e contos de fadas orientados pela circulação transatlântica da oferta e do consumo massivo. Os critérios estabelecidos para a análise da obra seriada da escritora Thalita Rebouças, que hoje objetiva o fenômeno best-seller nacional, embasam o argumento de que o livro juvenil, quando pego na lógica da circulação mundial da cultura, lança mão de um retorno temático ao passado, reinventando-se ao fazer do velho sempre uma novidade.

MAKING THE OLD A NOVELTY: reinventions of children and young adult literature best-sellers

ABSTRACT

This article organizes a debate about the young adult literary production associated to mass production. Thus, the article has the double objective of conceptualizing the best-sellers and tracing the historic lines of connection of the contemporary production with the presence of European and American books in Brazilian edition since the 19thcentury. The formation of a Brazilian national literary space was marked by the importing of classics of world literary heritage, travel and adventure romances, sentimental narratives and fairy-tales guided by the transatlantic circulation of the offer and the mass consumption. The criteria established for the analysis of the writer Thalita Rebouças’ series, which focus on the national best-seller phenomenon today. These criteria supports the argument that the young adult book when following the logic of world culture circulation makes use of a thematic return to the past, reinventing itself by making the old a novelty.

Key words: Young adult best-sellers; Transnational circulation of culture; Literary series; Literary authorship

C’EST AVEC DU VIEUX QUE L’ON FAIT DU NEUF: les ré-inventions des best-sellers juvéniles

ABSTRACT

L’article propose un débat sur la production littéraire juvénile associée aux ventes massives. Il a comme double objectif de conceptualiser les best-sellers et de retracer le lien entre les tendances historiques de la production contemporaine, en prenant en considération la présence des livres européens et américains dans les éditions brésiliennes depuis le XIXe siècle. La formation d’un espace littéraire national a été marquée par l’importation des classiques du patrimoine littéraire mondial, romans de voyage et d’aventure, narratives sentimentales et contes de fées, suivant la tendance de la circulation transatlantique de l’offre et de la demande massives. Les critères établis pour l’analyse de l’oeuvre de l’écrivaine Thalita Rebouças, qui fait actuellement l’objet d’un phénomène national de best-seller, se basent sur l’argument selon lequel les livres juvéniles, lorsqu’ils entrent dans la logique de la circulation mondiale de la culture, ont recours à des thèmes du passé et se réinventent en faisant toujours du vieux quelque chose de neuf.

Key words: Best-sellers juvéniles; Circulation transnationale de la culture; Série littéraire; Auteur littéraire

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Biografia do Autor

Andréa Borges Leão, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutorado em História Cultural, na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, sobre as coleções juvenis da Livraria Garnier, e no Centre d’Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines, da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, sobre as traduções brasileiras dos livros juvenis de Sophie de Ségur e Jules Verne. Integra os grupos de pesquisa CMD (Cultura, Memória e Desenvolvimento) e GECCA (Grupo de Estudos em Cultura, Comunicação e Arte). Desenvolve pesquisas na área da edição e circulação da literatura infantil e juvenil. Atua nos seguintes temas: Sociologia e História Editorial, Práticas Editoriais, Circulação da Cultura e da Literatura, Representações Literárias e Sociologia Histórica da Cultura. Publicações recentes: O popular no Brasil numa fábula de costume francesa: estéticas e mediações transatlânticas. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 31, p. 631-650, 2016; Fazer do velho uma novidade: as reinvenções dos best-sellers juvenis. Caderno CRH (UFBA. Impresso), v. 29, p. 463-476, 2016; Ceará, lado moleque (as letras e a sociogênese do humor). Arquivos do CMD, v. 3, p. 1-16, 2015.

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Publicado

2017-08-23

Como Citar

Borges Leão, A. (2017). FAZER DO VELHO UMA NOVIDADE: as reinvenções dos best-sellers juvenis. Caderno CRH, 29(78), 463–476. https://doi.org/10.9771/ccrh.v29i78.20022