ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE DOS ESTUDANTES COTISTAS E BOLSISTAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRJ

Autores

  • Rosana Heringer Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gabriela de Souza Honorato Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v28i74.19901

Palavras-chave:

Metodologia. Educação superior. Ação afirmativa.

Resumo

O artigo trata da grande expansão nas oportunidades de acesso à educação superior no Brasil, com ênfase especial ao caso de uma de suas maiores instituições – a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Apontamos e refletimos sobre as primeiras dificuldades metodológicas encontradas na construção de instrumentos de levantamento de dados como o survey e as entrevistas semiestruturadas, utilizados ao tomarmos como objeto de estudo os alunos do curso de Pedagogia com ingresso em 2011 e 2012 (primeiras turmas com reserva de vagas para estudantes de escolas públicas), e com um perfil, já histórico, de dificuldades econômicas e culturais para a conclusão dos estudos. As reflexões reunidas sintetizam alguns dos limites e desafios potencialmente colocados nos estudos que pretendem contribuir para o planejamento, o desenho e a implementação de políticas institucionais de democratização do acesso, da permanência e de assistência aos ditos “novos estudantes”.

Palavras-chave: Metodologia. Educação superior. Ação afirmativa.

ELEMENTS FOR AN ANALYSIS OF QUOTA STUDENTS AND SCHOLARS IN THE COURSE OF UFRJ EDUCATION
Rosana Heringer
Gabriela de Souza Honorato

The article deals with the great expansion in opportunities for access to higher education in Brazil, with special emphasis on the case of one of its major institutions - the Federal University of Rio de Janeiro. We point and reflect on the first methodological difficulties encountered in the construction of data collection instruments as are the survey and semi-structured interviews. These were used to take as object of study the students of Pedagogy entering in 2011 and 2012 (first groups after the institution of quotas for public school students), that had a profile of economic and cultural difficulties for completion of studies. The reflections gathered synthesize some of the potential limits and challenges in studies that aim to contribute to the planning, design and improving of institutional policies for democratization of access, permanence and assistance to the so-called ‘new students’.

Key words: Methodology. Higher education. Affirmative action

ÉLEMENTS POUR UNE ANALYSE DES ETUDIANTS ADMIS PAR QUOTAS AU COURS DE PÉDAGOGIEÀ L’UFRJ
Rosana Heringer
Gabriela de Souza Honorato

L’article traite de la grande expansion dans les possibilités d’accès à l’enseignement supérieur au Brésil, avec un accent particulier sur le cas d’une de ses grandes institutions - l’Université Fédérale de Rio de Janeiro. Nous essayons de réfléchir sur les difficultés méthodologiques rencontrées dans la construction d’instruments de collecte de données soit l’enquête quantitative ou les entretiens semistructurés. Ils ont été utilisés pour prendre comme objet d’étude les élèves du cours de Pédagogie admis en 2011 et 2012 (premiers groupes à avoir une politiques de discrimination positive pour les élèves des écoles publiques), qui ont un profil des difficultés économiques et culturelles pour la finalisation des études. Les réflexions recueillies synthétisent certaines des limites et des défis potentiellement posés dans les études qui visent à contribuer à la planification, la conception et la mise en oeuvre des politiques institutionnelles de démocratisation de l’accès, de la permanence et de l’assistance aux soi-disant “nouveaux étudiants”.

Mots-Clés: Méthodologie. Enseignement supérieur. La discrimination positive.

Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh 

Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br 

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Biografia do Autor

Rosana Heringer, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Sociologia. Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e dos cursos de graduação. Integra o Laboratório de Pesquisas em Oportunidades Educacionais, o Grupo de Pesquisa em Sistemas Educacionais e o Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior, todos na UFRJ. Publicações recentes: Políticas de permanência e assistência no ensino superior público e o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), In: Ensino superior: expansão e democratização, Ed. 7Letras, 2014, coautoria ; Expectativas de acesso ao ensino superior: um estudo de caso na Cidade de Deus, Rio de Janeiro (2013, e-book); Diversidade, relações raciais e étnicas e de gênero no Brasil contemporâneo, in: O Progresso das Mulheres no Brasil (2003-2010) - (coautoria), 2011.

Gabriela de Souza Honorato, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Sociologia. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação da UFRJ, Departamento de Fundamentos da Educação. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Oportunidades Educacionais e do Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior da mesma Universidade. Áreas de atuação: Produção e Efeitos das Desigualdades Sociais; Desigualdades e Distribuição de Oportunidades Educacionais; Educação Superior e Inclusão Social; Educação e Trabalho; Sociologia da Educação; Ensino de Sociologia; Análise de Impactos Socioeconômicos de Grandes Projetos de Investimento. Publicações recentes: Políticas de permanência e assistência no ensino superior público e o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). In: Ensino superior: expansão e democratização, 7Letras, 2014, coautoria; A permanência de estudantes de origem popular no ensino superior: o caso dos alunos beneficiários do ProUni. Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura, Faculdade de Tecnologia de Bauru, 2011.

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Publicado

2015-11-24

Como Citar

Heringer, R., & de Souza Honorato, G. (2015). ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE DOS ESTUDANTES COTISTAS E BOLSISTAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRJ. Caderno CRH, 28(74). https://doi.org/10.9771/ccrh.v28i74.19901