A EXPANSÃO E AS POSSIBILIDADES DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • Maria Ligia de Oliveira Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Antonio Augusto Pereira Prates Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v28i74.19900

Palavras-chave:

Ensino Superior. Credenciais. Cultura profissional. Patrimonialismo.

Resumo

Diante da expansão e diversificação recentes do sistema de ensino superior brasileiro, este artigo discute as possíveis tendências à sua modernização e democratização. O artigo busca desenvolver questões fundamentalmente  associadas aos valores socialmente atribuídos aos diplomas do ensino superior, principalmente na relação entre o domínio quase absoluto de uma visão patrimonialista sobre o ensino superior e o esgarçamento dos conteúdos científicos e (ou) pedagógicos associados aos diversos diplomas. O patrimonialismo aparece na preferência pelo bacharelado, em detrimento dos diplomas de licenciatura e tecnológicos, nas vocações socialmente marcadas, nos horários e turnos dos diferentes cursos e modalidades, no desinteresse pelas áreas técnicas e na pedagogia do cultivo. Mais ainda, o patrimonialismo aparece na dialética entre saberes e a força social dos diplomas. A possível instalação de um credencialismo radical no Brasil permite analisar a relação entre o domínio patrimonial e a cultura profissional, indicando os limites da democratização do sistema de ensino superior.

Palavras-chave: Ensino Superior. Credenciais. Cultura profissional. Patrimonialismo.

THE EXPANSION AND DEMOCRATIZATION POSSIBILITIES OF HIGHER EDUCATION IN BRAZIL
Antonio Augusto Pereira Prates
Maria Ligia de Oliveira Barbosa

Given the expansion and diversification of the recent Brazilian higher education system, this article discusses possible trends for its modernization and democratization. The article seeks to develop issues on the values socially assigned to higher education diplomas. It focuses mainly on the relationship between the almost absolute dominance of a patrimonial vision on higher education and the fraying of scientific/or pedagogical contents associated with various diplomas. Patrimonialism appears in the preference by BA at the expense of license and technological diplomas; in vocations socially marked; in the schedules and shifts of different courses; in the lack of interest on technical areas and in the pedagogy of cultivation. Moreover, the patrimonial view appears in the Dialectic of Knowledge and the Social Force of diplomas. The possible installation of a radical credentialism in Brazil allows for the analysis of the relationship between patrimonial dominance and the professional culture, indicating the limits of the higher education system democratization.

Key words: Higher Education. Credentials. Professional culture. Patrimonialism.

L’EXPANSION ET LES POSSIBILITÉS D’ DE DÉMOCRATISATION DE L’ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR AU BRÉSIL
Antonio Augusto Pereira Prates
Maria Ligia de Oliveira Barbosa

Compte tenu de l’expansion et la diversification récentes du systèm d’enseignement supérieur au Brésil, cet article examine les tendances possibles pour la modernisation et la démocratisation de ce système. L’article cherche à développer des questions associées aux valeurs socialement attribuées à des diplômes d’enseignement supérieur. Il analyse principalement la relation entre la domination d’une vision patrimoniale sur l’enseignement supérieur et l’effilochage du contenu pédagogique et/ou scientifique associé à divers diplômes. Le patrimonialisme apparaît dans la préférence pour le diplôme académique au détriment des certificats pour professeurs ou pour les techniciens; des vocations socialement marquées; les horaires de différents cours; le manque d’intérêt par les domaines techniques; et de la pédagogie de l’homme cultivé. En outre, le patrimonialisme apparaît dans la dialectique entre la connaissance et la force sociale et les diplômes. L’installation possible d’un “diplômanie” radical au Brésil permet d’analyser la relation entre la domination patrimoniale et la culture professionnelle, indiquant les limites de la démocratisation du système d’éducation supérieures.

Mots-Clés: Enseignement supérieur. Diplômes. Culture professionnelle. Domination traditionnelle.

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Biografia do Autor

Maria Ligia de Oliveira Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Sociais. Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Sociologia. Coordenadora do LAPES (Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior/UFRJ/CNPq). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades sociais, hierarquias sociais e profissões, políticas educacionais. Vice-Presidente para América Latina do RC04 – Sociology of Education – da International Sociological Association (ISA) 2010-2014 e 2014-2018. Publicações recentes: Esboço de uma morfologia da sociologia brasileira. RBS - Revista Brasileira de Sociologia, v. 1, p. 147-178, 2013; The expansion of higher education in Brazil: credentials and merit. Multidisciplinary Journal of Educational Research, v. 3, p. 251-271, 2012; Desempenho individual e organização escolar na realização educacional. Revista Sociologia & Antropologia, v. 2, p. 159-184, 2012.

Antonio Augusto Pereira Prates, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Sociologia e Política. Professor de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia e Antropologia. Trabalha principalmente nos seguintes temas: Sociologia das Organizações, Instituições e Ação Coletiva, Burocracia Pública, Teoria Sociológica e Sociologia do Ensino Superior. Publicações recentes: Natureza administrativa das instituições de ensino superior, gestão organizacional e o acesso aos postos de trabalho de maior prestígio no mercado de trabalho. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 27, p. 25-44, 2012; Ampliação do sistema de ensino superior nas sociedades contemporâneas no final do sec. XX: os modelos de mercantilização e diferenciação institucional - o caso brasileiro. Estudos de Sociologia (São Paulo), v. 15, p. 125-146, 2010; Redes sociais em comunidades de baixa renda: os efeitos diferenciais dos laços fracos e dos laços fortes. Revista de Administração Pública (Impresso), v. 43, p. 1118-1146, 2009.

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Publicado

2015-11-24

Como Citar

de Oliveira Barbosa, M. L., & Pereira Prates, A. A. (2015). A EXPANSÃO E AS POSSIBILIDADES DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Caderno CRH, 28(74). https://doi.org/10.9771/ccrh.v28i74.19900