UM VERGER, DOIS OLHARES: a construção da africanidade brasileira por um estrangeiro

Autores

  • Mauricio Castro UERJ
  • Myrian Santos UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v29i76.19609

Palavras-chave:

Pierre Verger. Afrodescendentes. Relações raciais.

Resumo

As reflexões sobre o olhar estrangeiro têm sido frequentes nas últimas décadas, principalmente a partir da crítica à formação de um imaginário repleto de exotismo e sensualidade associado aos trópicos. Não é, portanto, exagero afirmar que o problema das representações, usos e abusos da imagem dos afrodescendentes no Brasil, ao longo dos séculos, permanece como foco importante para se entender a história das relações raciais no país. Nem sempre, contudo, procura-se o exótico nos trópicos. Este artigo procura analisar o impacto do olhar de Pierre Verger sobre a construção do legado africano no Brasil.

Palavras-chave: Pierre Verger. Afrodescendentes. Relações raciais.

ONE VERGER, TWO LOOKS: the construction of Brazilian africanity by a foreigner
Maurício Barros de Castro
Myrian Sepúlveda dos Santos

Over the last decades a reflection upon the foreign look has become frequent, mainly from the point of view of critics to the creation of an imaginary filled with exoticism and sensuality associated to the tropics. So it is not an exaggeration to state that the problems with the representations, uses and overuses of the image of Brazilian afro-descendants throughout the centuries is still an important focus for understanding the history of racial relations in the country. However, it is not always that the exotic is sought in the tropics. This article analyzes the impact of the look of Pierre Verger on the construction of the African legacy in Brazil.

Keywords: Pierre Verger. Afro-descendants. Racial relationships.

UN PIERRE VERGER, DEUX REGARDS: la construction de l’africanité brésilienne par un étranger
Maurício Barros de Castro
Myrian Sepúlveda dos Santos

Les réflexions faites sur le regard étranger ont été fréquentes au cours des dernières décennies, surtout si l’on prend en considération les critiques sur la formation d’un imaginaire rempli d’exotisme et de sensualité associé aux tropiques. Il n’est donc pas exagéré de dire que le problème des représentations, de l’utilisation et des abus faits de l’image des descendants africains au Brésil, tout au long des siècles, constitue toujours un élément important pour la compréhension de l’histoire des relations raciales dans le pays. On n’est cependant pas toujours à la recherche de l’exotisme sous les tropiques. Cet article essaie d’analyser l’impact du regard de Pierre Verger sur la construction de l’héritage africain au Brésil.

Mots-clés: Pierre Verger. Ascendance/Descendance africaine. Relations raciales.

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Biografia do Autor

Mauricio Castro, UERJ

Doutor em História Social. Professor do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolveu projeto de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UERJ, com bolsa da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Faz parte do Grupo de Pesquisa “Arte, Cultura e Poder”. Coordenador do “Museu Afrodigital Rio”. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: artes visuais, cultura popular, patrimônio cultural e diáspora africana. Publicações recentes: Remembering and forgetting the Kalunga Project: popular music and the construction of identities between Brazil and Angola. African and Black Diaspora: An International Journal, v. 1, p. 1-13, 2015; Memoria do Projeto Kalunga no Museu Afrodigital Rio de Janeiro: reflexões sobre identidades negras e africanas no Brasil. Revista Diversitas, v. 1, p. 126-150, 2014; Zicartola: política e samba na casa de Cartola e Dona Zica. Rio de Janeiro, Azougue Editorial, 2013.

Myrian Santos, UERJ

Doutora em Sociologia. Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Grupo de Pesquisa registrado no CNPq “Arte, Cultura e Poder” e do “Museu Afrodigital”. Sua área de pesquisa é a sociologia da cultura. Atualmente desenvolve uma investigação sobre memória e trauma nas antigas prisões da Ilha Grande. Publicações recentes: Porões da República. Rio de Janeiro: EDUERJ/Garamond, 2009); Memória Coletiva e Teoria Social. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012, reedição; Memória Coletiva e Identidade Nacional. São Paulo: Editora Annablume).

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Publicado

2016-07-21

Como Citar

Castro, M., & Santos, M. (2016). UM VERGER, DOIS OLHARES: a construção da africanidade brasileira por um estrangeiro. Caderno CRH, 29(76). https://doi.org/10.9771/ccrh.v29i76.19609