A PRIVATIZAÇÃO DE UMA EMPRESA: uma ação econômica enraizada nas relações sociais

Autores

  • Antonio José Pedroso Neto Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v25i66.19421

Palavras-chave:

Sociologia econômica. Privatização. Reestruturação organizacional. Violência simbólica. Luta política.

Resumo

Nos anos 1990, os funcionários das empresas estatais brasileiras realizaram mudanças organizacionais em suas empresas que resultaram em privatização, reengenharia e downsizing. Considero que as diretrizes adotadas resultaram das interpretações e redefinições das demandas do Estado – a chamada reforma neoliberal – pelos agentes em interação no campo do poder da empresa – luta política como luta cognitiva. Nesse sentido, a partir de dados empíricos – entrevistas, questionários, documentos e jornais da empresa – o processo de privatização e reestruturação produtiva é analisado considerando os seus determinantes microestruturais – as configurações e reconfigurações das relações sociais internas à organização –, que produziram um tipo de empresa vendável – conforme aos critérios de agentes financeiros.

PALAVRAS-CHAVE: Sociologia econômica. Privatização. Reestruturação organizacional. Violência simbólica. Luta política.

THE PRIVATIZATION OF A COMPANY: an economic action rooted in social relationships
Antonio José Pedroso Neto

In the 1990s the employees of Brazilian state-owned companies made organizational changes in their companies which led to privatization, reengineering and downsizing. I believe that the guidelines which were adopted were the result of the interpretations and redefinitions of the State’s demands – the socalled neoliberal reform – by the agents of interaction in the company’s sphere of power – political struggle as cognitive struggle. In this regard, based on empirical data – interviews, questionnaires, documents and company newspapers – the privatization process and productive restructuring is analyzed by considering its microstructural determinants – the configurations and reconfigurations of the organization’s internal social relationships –, which produced a sellable type of company – in conformance with the criteria of the financial agents.

KEY WORDS: Economic sociology. Privatization. Organizational restructuring. Symbolic violence. Political struggle.

LA PRIVATISATION D’UNE ENTREPRISE: une action économique ancrée dans les relations sociales
Antonio José Pedroso Neto

Dans les années 1990, les changements organisationnels réalisés par les fonctionnaires des entreprises publiques brésiliennes ont abouti à des privatisations, une réingénierie et une restructuration (downsizing). Nous estimons que les directives adoptées sont le résultat de l’interprétation et de la redéfinition des demandes de l’Etat – ladite réforme néolibérale – par les agents qui interagissent dans le champ du pouvoir de l’entreprise – lutte politique mais aussi cognitive. Ainsi, à partir de données empiriques – interviews, questionnaires, documents et journaux d’entreprise – le processus de privatisation et de restructuration de la production est analysé en tenant compte de ses déterminants microstructuraux – les configurations et reconfigurations des rapports sociaux à l’intérieur de l’organisation-, qui ont produit un type d’entreprise vendable – en accord avec les critères des agents financiers.

MOTS-CLÉS: Sociologie économique. Privatisation. Restructuration organisationnelle. Violence symbolique. Lutte politique.

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Biografia do Autor

Antonio José Pedroso Neto, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em ciências sociais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins . Pesquisador do CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa). Pesquisador do NESEFI (Núcleo de Sociologia Econômica e das Finanças). Tem experiência de pesquisa em sociologia das organizações e da economia. Dessa experiência resultaram publicações sobre marketing de rede, privatização, mudanças organizacionais, consultorias e sindicalismo. Dentre elas, destaca-se o artigo sobre a construção do mercado em rede. A dinâmica do marketing de rede: relações sociais e expectativas de um novo estilo de vida. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, 2010. Atualmente, desenvolve uma pesquisa sobre o jornalismo econômico brasileiro, projeto da bolsa de produtividade, e coordena uma pesquisa sobre os fatores sociais, políticos e culturais que regem o mercado imobiliário em Palmas, TO.

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Publicado

2013-06-18

Como Citar

Pedroso Neto, A. J. (2013). A PRIVATIZAÇÃO DE UMA EMPRESA: uma ação econômica enraizada nas relações sociais. Caderno CRH, 25(66). https://doi.org/10.9771/ccrh.v25i66.19421