A PERMEABILIDADE SOCIAL DAS CARREIRAS DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Maria Ligia de Oliveira Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Clarissa Tagliari Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v24i63.19278

Palavras-chave:

ensino superior, áreas de conhecimento, igualdade de oportunidades, financiamentos e bolsas

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar as diferenças entre cursos pertencentes a três áreas de conhecimento (ciências biológicas, exatas e humanas) quanto à sua capacidade para oferecer maior igualdade de oportunidades no momento de expansão e diversificação do ensino superior brasileiro. O estudo foi realizado a partir dos microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), combinando a nota geral da prova às respostas do questionário socioeconômico dos alunos, de forma a avaliar as associações entre o financiamento dos estudos de graduação e o desempenho e permanência nos diferentes cursos. Ao mesmo tempo em que os resultados confirmam as diferenças entre as áreas de conhecimento, também indicam a importância desses mecanismos de custeio das despesas para a finalização dos cursos. Verificam-se diferenças significativas em cada curso quanto ao desempenho associado a cada tipo de bolsa e de financiamento.

PALAVRAS-CHAVE: ensino superior, áreas de conhecimento, igualdade de oportunidades, financiamentos e bolsas.

THE SOCIAL PERMEABILITY OF THE CAREERS ON HIGHER EDUCATION
Maria Ligia de Oliveira Barbosa
Clarissa Tagliari Santos

This article propose the analyses the differences between courses belonging to three areas of knowledge (biological, exact and human sciences) as theirs capability to offer greater equality of opportunities at the moment of expansion and diversification in Brazilian higher education. The study was conducted from micro-data of the National Exam of students Performance (ENADE), combining the general marks of the exam the answers of the socio-economical questionnaire of the students, in such a way to evaluate the association between under graduate student’s grants and the performance and the staying in different courses. At the same time that the results confirm the differences between fields of knowledge it also indicates the importance of those tools of financing expenses for the conclusion of the course. It was verified that different significant in each course in relation to the performance associated to each type of scholarship and financing,

KEY WORDS: higher eduction, fields of knowledge, equality of opportunities, financing and scholarship.

LA PERMÉABILITÉ SOCIALE DES CARRIÈRES DE L’ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR
Maria Ligia de Oliveira Barbosa
Clarissa Tagliari Santos

Cet article présente les différences entre les cours liés à trois domaines de la connaissance (sciences biologiques, exactes et humaines). Il se propose d’analyser leur capacité d’offrir une plus grande égalité de chance, au moment de l’expansion et de la diversification de l’enseignement supérieur au Brésil. L’étude est réalisée à partir des micro données de l’ENADE- Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Examen National des Connaissances des Étudiants). Elle met en relation la note finale de l’Examen et les réponses au questionnaire socioéconomique des étudiants. Elle évalue la relation entre le financement des études universitaires et les résultats et la permanence dans les différents cours. Alors que les résultats confirment les différences entre les aires de connaissance, ils indiquent aussi l’importance de ces mécanismes de financements indispensables pour terminer les cours. On peut confirmer aussi des différences significatives dans chaque cours quant aux résultats associés à chaque type de bourse et de prêt.

MOTS-CLÉS: enseignement supérieur, domaines de la connaissance, égalités de chance, prêts et bourses.

Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br  

Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ligia de Oliveira Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades sociais, hierarquias sociais e profissões, políticas educacionais. Vice-Presidente para América Latina do RC04 - Sociology of Education - da ISA (International Sociological Association) 2010-2014. Publicações recentes: A educação e os processos sociais de organização das desigualdades Introdução. Estudos de Sociologia. São Paulo, v. 15, p. 15-18, 2010; O espaço urbano na escola: efeitos sobre a distribuição da qualidade. Sociologia da Educação, v. 01, p. 40-70, 2010; Dossiê: a educação e os processos sociais de organização das desigualdades. Araraquara: UNESP, 2010. v. 01. 112 p.

Clarissa Tagliari Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Desigualdade Social e Educação, tendo experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação.

Downloads

Publicado

2012-05-31

Como Citar

de Oliveira Barbosa, M. L., & Tagliari Santos, C. (2012). A PERMEABILIDADE SOCIAL DAS CARREIRAS DO ENSINO SUPERIOR. Caderno CRH, 24(63). https://doi.org/10.9771/ccrh.v24i63.19278