PESQUISA E INOVAÇÃO: novos desafios para a educação superior no Brasil e na Alemanha

Autores

  • Clarissa Eckert Baeta Neves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabrício Monteiro Neves Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v24i63.19275

Palavras-chave:

pesquisa e inovação, universidade, conhecimento, reforma, políticas

Resumo

O artigo analisa a dinâmica de transformações institucionais por que passam as universidades no Brasil e na Alemanha para que assumam papéis estratégicos em um contexto social, político e econômico caracterizado pela dinâmica da inovação. Reformas do sistema de ensino superior, tanto quanto projetos e estratégias institucionais são objetos de análise no trabalho. A Alemanha vem passando por um processo intenso de reforma do ensino superior com a implantação do projeto de Bolonha, no campo de produção da pesquisa científica e tecnológica e na relação com o mercado, com a implantação de vigorosos projetos de fomento e de direção da pesquisa acadêmica nacional. No Brasil, há enormes resistências históricas às mudanças. Predomina, ainda, um modelo de ensino superior pouco diversificado e com baixa relação com a indústria e o mercado, embora, nos últimos, tenham se multiplicado as iniciativas de apoio às transformações. Reformas sistêmicas e institucionais são analisadas à luz das peculiaridades históricas e sociais das relações entre universidade e sociedade nos dois países, focalizando dinâmicas mais contemporâneas.

PALAVRAS-CHAVE: pesquisa e inovação, universidade, conhecimento, reforma, políticas.

RESEARCH AND INNOVATION: new challenges for higher education in Brazil and in Germany
Clarissa Eckert Baeta Neves
Fabrício Monteiro Neves

The article analysis the dynamics of  institutional transformations of which universities in Brazil and Germany are going though in order to take up strategic roles in a social, political and economical context, characterized by the dynamics of innovation. Reforms in the higher education system, as well as projects and institutional strategies are objects of analysis on this piece of work. Germany has been going through a intense reform process of its higher education with the implantation of the project Bolonha, in the field scientific research and technology production and in relation to the market with the implantation of the vigorous project of promotion and direction of the national academic research. In Brazil, historically there is a lot of resistance to changes. Predominates the model for higher education still not very diverse and with a low level of relationship with the industry and the market, however lately, there has been a increase on the support of transformation. Systematic and institutional reforms are analysed by the light of historical and social peculiarities of the relationships between universities society in both countries focusing more contemporary dynamics.

KEY WORDS: research and innovation, universities, knowledge, reform, policies.

RECHERCHE ET INNOVATION: les nouveaux défis de l’éducation supérieure au Brésil et en Allemagne
Clarissa Eckert Baeta Neves
Fabrício Monteiro Neves

L’article présente l’analyse de la dynamique des transformations institutionnelles au sein des universités, au Brésil et en Allemagne, afin de leur permettre d’assumer des rôles stratégiques dans un contexte politique, économique et social, caractérisé par la dynamique de l’innovation. Les réformes du sytème de l’enseignement supérieur ainsi que les projets et les stratégies institutionnelles font l’objet de cette recherche. Depuis l’implantation du projet “Bologne”, l’Allemagne passe par un processus intense de réforme de l’enseignement supérieur. Les répercussions se font sentir dans le champ de la production scientifique et technologique ainsi que dans la relation avec le marché, grâce à l’implantation de projets solides de soutien et d’orientation de la recherche académique nationale. Le Brésil a une grande résistance historique aux changements. Ce qui prédomine, c’est encore un modèle d’enseignement supérieur peu diversifié et trop peu en relation avec l’industrie et le marché, même si de la part de ces derniers des initiatives de soutien en faveur de transformations se sont multipliées. Des réformes systémiques et institutionnelles sont analysées à la lumière des particularités historiques et sociales de relations  existantes entre l’université et la société dans les deux pays. L’accent est mis tout particulièrement sur les dynamiques plus récentes.

MOTS-CLÉS: recherche et innovation, université, connaissance, réforme, politiques.

Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br  

Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh

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Biografia do Autor

Clarissa Eckert Baeta Neves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Sociologia pela Universidade de Münster-Alemanha. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Universidade/GEU/UFRGS. Membro da comissão editorial da Revista Sociologias (UFRGS) e do Comitê de Avaliação do CNPq. Tem produção científica destacada na área de Sociologia da Educação e Educação Superior pesquisando sobre os seguintes temas: acesso e equidade, políticas educacionais de inclusão social, financiamento e cost-sharing, estudos comparados de sistemas de educação superior e as transformações dos sistemas de educação superior na Europa. Publicações recentes: Reforma e desafios da educação superior: o processo de Bolonha dez anos depois. In: Sociologia&Antropologia. Revista do Programa de Pós- Graduação em Sociologia e Antropologia. Rio de janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro. v.1, n.1, jul. 2011, p.181-208; Processo de Bolonha: a reforma do sistema de educação superior europeu. In: Revista TOMO- Revista do Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão-SE. n. 15 jul./dez., 2009. p. 15 a 39 (a publicação saiu em outubro de 2010).

Fabrício Monteiro Neves, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de sociologia da ciência e do conhecimento e teoria social com ênfase em teoria dos sistemas sociais, sociologia da inovação e da tecnologia. Atua principalmente nos seguintes temas: produção do conhecimento na periferia, sistema social da ciência, sistemas de inovação, teoria social. Publicações recentes: Estudos sociais em ciência e tecnologia e suas distintas abordagens. Sociologias (UFRGS. Impresso), v. 13, p. 22-42, 2011; A diferenciação centro-periferia como estratégia teórica básica para observar a produção científica. Revista de Sociologia e Política (Online), v. 17, p. 241-254, 2009.

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Publicado

2012-05-31

Como Citar

Eckert Baeta Neves, C., & Monteiro Neves, F. (2012). PESQUISA E INOVAÇÃO: novos desafios para a educação superior no Brasil e na Alemanha. Caderno CRH, 24(63). https://doi.org/10.9771/ccrh.v24i63.19275