EDUCAÇÃO E TRABALHO NA RETÓRICA EMPRESARIAL: a atualização do ethos fordista

Autores

  • Antonia de Lourdes Colbari Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v25i66.19251

Palavras-chave:

Educação. Trabalho. Desenvolvimento. Instituições empresariais. Ethos fordista.

Resumo

A proposta do estudo parte de uma tese antiga que, na atualidade, ganhou novas significações e se converteu em uma panaceia. Trata-se da relação entre educação, desenvolvimento e modernização da sociedade, uma tríade que demanda, em escala cada vez mais ampliada, o fomento da escolaridade, da inovação e da inclusão social. O suporte empírico para a análise foi extraído de documentos técnicos divulgados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e considerados emblemáticos para explicitar a configuração das proposições e de traços significativos do sistema de crenças e de valores da cúpula empresarial da indústria brasileira. A despeito das singularidades conjunturais, o resultado evidenciou uma linha de continuidade no que se refere à relação entre educação, inovação e desenvolvimento, bem como ao papel que esse segmento empresarial almeja desempenhar na economia, na constituição e organização do mercado de trabalho e nos processos de modernização social.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Trabalho. Desenvolvimento. Instituições empresariais. Ethos fordista.

EDUCATION AND LABOR IN COMPANY RHETORIC: update on the Ford ethos
Antonia de Lourdes Colbari

This study proposal is based on a historic thesis which today has taken on new meanings and has become a panacea. It deals with the relationship among education, development and modernization of society, a triad which demands on an ever greater scale the encouragement of education, innovation and social inclusion. The empirical support for this analysis was extracted from technical documents from the CNI (National Confederation of Industries) and considered emblematic for making explicit the configuration of the propositions and meaningful traits of the system of corporate beliefs and values of Brazilian industries. Despite the conjunctural singularities, the result showed evidence of a continuum in the relationship between education, innovation and development, and also of the role that this business sector seeks to play in the economy, in the constitution, and in the organization of the labor market and in the processes of social modernization.

KEY WORDS: Education. Labor. Development. Company institutions. Ford ethos.

ÉDUCATION ET TRAVAIL DANS LA RÉTHORIQUE DES ENTREPRISES: mise à jour de l ’ethos fordien
Antonia de Lourdes Colbari

Le propos de cette étude vient d’une ancienne thèse qui, à l’heure actuelle, prend un nouveau sens et devient une espèce de panacée. Il s’agit de la relation entre éducation, développement et modernisation de la société, triade qui exige à une échelle de plus en plus grande la promotion de la scolarité, de l’innovation et de l’inclusion sociale. D’un point de vue empirique, la base de l’analyse est constituée de documents techniques publiés par la CNI (Confédération Nationale de l’Industrie) et considérés emblématiques pour expliquer la configuration des propositions et des principaux traits qui caractérisent les croyances et les valeurs des industriels qui dirigent les entreprises brésiliennes. En dépit des particularités conjoncturelles, le résultat met en évidence la continuité d’une ligne de conduite quant à la relation entre l’éducation, l’innovation et le développement mais aussi quant au rôle que les industries souhaitent jouer dans l’économie, la constitution et l’organisation du marché du travail et dans les processus de modernisation sociale.

MOTS-CLÉS: Éducation. Travail. Développement. Institutions entrepreneuriales. Ethos fordiste.

Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh 

Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br

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Biografia do Autor

Antonia de Lourdes Colbari, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ. Professora associada, nível 4 da Universidade Federal do Espírito Santo e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2. Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho e das Organizações, desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: trabalho nas organizações contemporâneas; educação e qualificação profissional; empreendedorismo e cultura do trabalho. Publicações recentes: A categoria dos auditores fiscais da receita federal do Brasil. A (des)construção da identidade profissional. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 8, p. 3, 2010; A CUT-ES e o Movimento Sindical na Década de 80. Sinais (UFES), v. 1, p. 167-275, 2010.

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Publicado

2013-06-18

Como Citar

de Lourdes Colbari, A. (2013). EDUCAÇÃO E TRABALHO NA RETÓRICA EMPRESARIAL: a atualização do ethos fordista. Caderno CRH, 25(66). https://doi.org/10.9771/ccrh.v25i66.19251