SOCIABILIDADES FAMILIARES E LIBERDADE: relações interpessoais no pós-abolição
DOI:
https://doi.org/10.9771/ccrh.v26i69.19235Palavras-chave:
Pós-abolição. Oeste paulista. Negros. Economia cafeeira. Relações interpessoais.Resumo
De acordo com a historiografia sobre o fim do escravismo, os vínculos sociais constituídos ainda no cativeiro foram essenciais para os libertos na construção da trajetória que levava da escravidão à liberdade. Tomando como foco o município de São Carlos, o artigo analisa as tensões presentes nas relações interpessoais tecidas entre negros, de um lado, e fazendeiros e pequenos proprietários rurais, do outro, durante o período pós-emancipação. Por meio da leitura de dois inquéritos policiais da época, percebeu-se que os códigos morais orientadores dessas sociabilidades eram (re) construídos, por parte dos afro-brasileiros, a partir da articulação de duas experiências vivenciadas: a migração interna de escravos, ocorrida durante as últimas décadas da escravidão, e o processo de redefinição de determinadas hierarquias sociais firmado no período pós-abolição. Esses códigos morais, por sua vez, acabavam por delimitar uma visão específica acerca das sociabilidades familiares.
PALAVRAS-CHAVE: Pós-abolição. Oeste paulista. Negros. Economia cafeeira. Relações interpessoais.
FAMILIAL SOCIABILITY AND LIBERTY: postabolition interpersonal relations
Rogério da Palma
Oswaldo Truzzi
According to the historiography about the end of slavery, the social ties constituted while still in captivity were essential to those liberated in the construction of a trajectory leading from slavery to liberty. Taking as a focus the municipality of São Carlos, this article analyzes the tensions present in the interpersonal relations woven between the Afro-Brazilian slaves, on one side, and the farmers and small, rural land-holders on the other, during the post-emancipation period. Through the close-reading of two police reports of the era, one can perceive that the moral codes which orient these sociabilities were (re)constructed, in part by the Afro-Brazillians, starting from the articulation of two lived experiences: the internal migration of slaves, which occurred during the final decades of slavery, and the process of redefinition of determined social hierarchies consolidated in the post-abolition era. These moral codes, in their turn, ended up delimiting a specific vision regarding familial sociability.
KEY-WORDS: Post-abolition. West São Paulo. Blacks. Coffee economy. Interpersonal relations.
SOCIABILITÉS FAMILIALES ET LIBERTÉ: les relations interpersonnelles dans la post-abolition
Rogério da Palma
Oswaldo Truzzi
Selon l’historiographie de la fin de l’esclavage, pour ceux qui ont été libéré, les liens sociaux établis alors qu’ils étaient encore en captivité ont joué un rôle fondamental dans l’élaboration de la trajectoire allant de l’esclavage à la liberté. En se concentrant sur la municipalité de Sao Carlos, cette étude analyse les tensions existantes dans les relations interpersonnelles construites entre les Noirs, d’une part, et les grands propriétaires terriens et petits propriétaires ruraux, d’autre part, au cours de la période postémancipation. Grâce à la lecture de deux enquêtes policières de l’époque on a pu relever que les codes moraux directeurs de ces sociabilités ont été (re)construits par les Afro-brésiliens à partir de l’articulation entre deux expériences vécues, la migration interne d’esclaves qui a eu lieu au cours des dernières décennies de l’esclavage et le processus de redéfinition de certaines hiérarchies sociales établi dans la période post-abolition. Ces codes moraux, à leur tour, ont fini par délimiter une vision spécifique des sociabilités familiales.
MOTS-CLÉS: Post-abolition. Ouest de Sao Paulo. Noirs. Économie du café. Relations interpersonnelles.
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