TERRITORIALIDADES E SABERES LOCAIS: muros e fronteiras na construção do saber acadêmico

Autores

  • Cecília Bastos da Costa Accioly Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v24i63.19128

Palavras-chave:

territorialidades, saberes locais, saber acadêmico, epistemologia do cotidiano.

Resumo

Neste artigo, contextualizo os paradigmas atuais que possibilitam a análise do sistema de organização cultural (os saberes acadêmicos e locais) e as instituições de ensino superior. Proponho a discussão das diferenciações disciplinares e hierarquias arraigadas em nossa sociedade e, em princípio, da superação através dos olhares sobre as regiões fronteiriças da construção social. Sustento a relação dos saberes formadores das culturas, ressaltando seu momento de separação e hierarquização devido a uma aplicação do método científico formador da construção do conhecimento acadêmico; e a atual discussão sobre sua re-união sob a ótica de uma epistemologia do cotidiano.

PALAVRAS-CHAVE: territorialidades, saberes locais, saber acadêmico, epistemologia do cotidiano.

TERRITORIALITY AND LOCAL KNOWLEDGE: walls and frontiers in the construction of the academical knowledge
Cecília Bastos da Costa Accioly

This article puts in context, the current paradigms which make possible the analyses of the system of cultural organization (the academical and local knowledge) and the institutions of higher education.
Proposing a discussion of the different disciplinary and consolidated hierarchies in our society and in principle of overcoming through observation of regions of social construction frontier. Support to the relationships of culture formation knowledge, highlighting its moments of separation, hierarchy due to the application of the scientific method developer of academical knowledge construction; and the current discussion about its reunion under the view of a epistemology of everyday life.

KEY WORDS: territoriality, local knowledge, academical knowledge, epistemology of everyday life.

TERRITORIALITÉS ET SAVOIRS LOCAUX: murs et frontières pour la construction du savoir académique
Cecília Bastos da Costa Accioly

Cet article situe les paradigmes actuels qui permettent d’analyser le système d’organisation culturelle (les savoirs académiques et locaux) et les institutions d’enseignement supérieur. On y propose la discussion des différenciations disciplinaires et hierarchiques enracinées dans notre société ainsi qu’un dépassement grâce à un regard sur les régions frontalières de la construction sociale. On y affirme la relation des savoirs qui forment les cultures, en soulignant le moment de séparation et de hierarchisation en fonction d’une mise en place de la méthode scientifique formatrice de la construction de la connaissance académique ainsi que l’actuelle discussion concernant sa ré-union dans l’optique d’une épistémologie du quotidien.

MOTS-CLÉS: territorialités, savoirs locaux, savoir académique, épistemologie du quotidien.

Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br  

Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh

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Biografia do Autor

Cecília Bastos da Costa Accioly, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas UFBA

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA (Bolsa CNPq). Professora Substituta do Departamento de Fundamentos do Teatro, Cursos de Licenciatura em Teatro e Bacharelado em Artes Cênicas – habilitações em Interpretação Teatral e Direção Teatral da Escola de Teatro da UFBA. Participa do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (GIPE-CIT), UFBA. Publicações recentes: A Dança/Educação na Construção do Sujeito Reflexivo-Crítico. Revista da FACED (UFBA. Online), v. 17, p. 85, jan- jun. 98, 2010; Linke e Kluber Ross: a expressão de um regime em fase terminal. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA), v. 22, p. 13-18, 2009.

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Publicado

2012-05-31

Como Citar

Bastos da Costa Accioly, C. (2012). TERRITORIALIDADES E SABERES LOCAIS: muros e fronteiras na construção do saber acadêmico. Caderno CRH, 24(63). https://doi.org/10.9771/ccrh.v24i63.19128