LAÇOS MATRIMONIAIS, AMARRAS TRADICIONAIS: a família como autoconstituição em Câmara Cascudo
DOI:
https://doi.org/10.9771/ccrh.v22i55.19008Palavras-chave:
família, intersubjetividade, memória, gêneroResumo
O objetivo deste artigo é analisar a biografia de Luís da Câmara Cascudo, procurando compreender o alicerce histórico e social a partir do qual esse folclorista legitimou posições sobre seu pai e sua mãe e definiu papéis para homens, mulheres e família na sociedade nordestina. Portanto, Câmara Cascudo não é só aquilo que ele diz sobre si próprio, em suas biografias e obras, mas também, o que os outros disseram sobre ele. Os argumentos construídos pelo própriosão o resultado de relações de múltiplos interesses. Foi se relacionando com uns e se contrapondo a outros que esse regionalista se constituiu como sujeito histórico. Trabalhando com a memória, compreendendo que ela nem sempre é uma elaboração ingênua e desinteressada, por ser seletiva, analisaremos a constituição do sujeito Câmara Cascudo e seus outros.
PALAVRAS-CHAVE: família, intersubjetividade, memória, gênero.
MATRIMONIAL BINDINGS, TRADITIONAL LINKS: the family as SELFCONSTITUTION in Câmara Cascudo
Ramonildes Alves Gomes
Valdeci Feliciano Gomes
This paper aims to analyze the biography of Luís da Câmara Cascudo, trying to understand the historical and social foundations from which that folklorist
legitimated positions about his father and mother and defined papers for men, women and family in the society of Northeastern Brazil. Therefore, Câmara Cascudo is not only what he says about himself, in his biographies and works, but also, what others said about him. His arguments are the result of relationships of multiples interests. It was by relating with the former and opposing the latter that this regionalist became a historical subject. Working with memory, understanding that it is not always a naive and disinterested elaboration, for being selective, we will analyze the constitution of the subject Câmara Cascudo and his other selves.
KEYWORDS: family, intersubjectivity; memory.
LIENS MATRIMONIAUX, ATTACHES TRADITIONNELLES: la famille, moyen d’autoconstitution chez Câmara Cascudo
Ramonildes Alves Gomes
Valdeci Feliciano Gomes
L’objectif de cet article est d’analyser la biographie de Luís da Câmara Cascudo en essayant de comprendre les bases historiques et sociales à partir desquelles ce folkloriste a réussi à faire reconnaître des postures envers son père et sa mère pour définir le rôle des hommes, des femmes et de la famille dans la société du nord-est du Brésil. Cependant, Câmara Cascudo n’est pas seulement ce qu’il dit de lui-même, dans ses biographies et dans ses oeuvres, il est aussi ce que les autres ont dit de lui. Les arguments qu’il a construits sont le résultat d’un mélange d’intérêts. C’est en établissant une relation avec certains et en s’opposant à d’autres que ce régionaliste est entré dans l’histoire. La mémoire, tout en sachant qu’elle n’est pas toujours élaborée de manière ingénue et désintéressée,
car elle est sélective, nous servira de base pour analyser l’avènement de Câmara Cascudo en tant que sujet et ses proches.
MOTS-CLÉS: famille, intersubjectivité, mémoire.
Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
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Publicado
2009-08-24
Como Citar
Alves Gomes, R., & Feliciano Gomes, V. (2009). LAÇOS MATRIMONIAIS, AMARRAS TRADICIONAIS: a família como autoconstituição em Câmara Cascudo. Caderno CRH, 22(55). https://doi.org/10.9771/ccrh.v22i55.19008
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