MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA - releituras contemporâneas - INTRODUÇÃO

Autores

  • Breno Bringel Universidad Complutense de Madri
  • Maria Victória Espiñeira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v21i54.18980

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Bringel, Universidad Complutense de Madri

Pesquisador do Departamento de Ciência Política III e do Grupo de Estudos Contemporâneos da América Latina da Universidad Complutense de Madri (Espanha). Entre 2006 e 2008, durante o doutorado-sanduíche, atuou como Pesquisador-visitante na UNICAMP e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA. É membro do Grupo de Estudos sobre Movimentos Sociais, Democracia, Educação e Cidadania (GEMDEC-UNICAMP) e pesquisador da Fundação Centro de Estudios Políticos y Sociales (CEPS) da Espanha. É membro do Research Committee on Social Classes and Social Movements (RC-47) da Associação Internacional de Sociologia (ISA) e co-editor (responsável da América Latina) da New Cultural Frontiers, nova revista internacional da ISA. É autor de vários capítulos de livro e artigos em revistas nacionais e internacionais. No Caderno CRH, publicou recentemente (com Alfredo Falero) o artigo Redes transnacionais de movimentos sociais na América Latina e o desafio de uma nova construção socioterritorial (v. 21, n. 53).

Maria Victória Espiñeira, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta do Departamento de Ciência Política e da Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA. É mestre em Ciências Sociais e doutora em Ciência e Filosofia da Educação. Tem pesquisado sobre os movimentos sociais e suas relações com os partidos políticos (com ênfase nos estudantes e nos bairros), os vereadores e a presença dos movimentos sociais nas suas agendas, a cultura política desses grupos políticos e a transição democrática no Brasil. Publicou O Partido A Igreja e o Estado nas Associações de Bairros pela EDUFBA (1997), o capítulo “Experiência da Ala Jovem do MDB da Bahia durante o Regime Militar (2003) e vários artigos sobre movimento estudantil.

Downloads

Publicado

2009-05-11

Como Citar

Bringel, B., & Espiñeira, M. V. (2009). MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA - releituras contemporâneas - INTRODUÇÃO. Caderno CRH, 21(54). https://doi.org/10.9771/ccrh.v21i54.18980