As Empresas em Sociedades Contemporâneas: A Responsabilidade Social no Norte e no Sul

Autores

  • Paola Cappellin Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Raquel Giffoni Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v20i51.18938

Palavras-chave:

responsabilidade social, empresas, empresas na sociedade, Brasil e empresas, cultura empresarial

Resumo

Neste artigo a difusão do lema da responsabilidade social é resgatada pela analise de três percursos internacionais: EUA, Brasil e União Européia. No primeiro caso, a vasta literatura sociológica americana relata as preocupações e as pressões de diferentes atores sociais dirigidas às empresas americanas, ao longo dos anos 1960. No Brasil, as primeiras elaborações provêm de ass ociações empresariais nos meados dos anos 60 e se ampliam justo quando a sociedade, no fim dos anos 1990, demanda prosseguir na direção a integrar o compromisso da aplicação das normas e direitos do trabalho. Na União Européia, o lema da responsabilidade social é introduzido nos finais dos anos 1990 envolvendo o compromisso de fazer retroagir a alta taxa de desemprego estrutural. Na última seção, a análise comparativa internacional sugere recompor o quadro dos diversos conteúdos da responsabilidade social a partir da grande questão que está em debate nas sociedades: recompor o compromisso de fortalecimento do vínculo de emprego como fonte de cidadania social.

PALAVRAS-CHAVE: responsabilidade social, empresas, empresas na sociedade, Brasil e empresas, cultura empresarial.

BUSINESSES IN CONTEMPORARY SOCIETIES. THE SOCIAL RESPONSIBILITY NORTH AND SOUTH
Paola Cappellin
Raquel Giffoni

In this paper the diffusion of the slogan of social responsibility is rescued by the analysis of three international trajectories: USA, Brazil and European Union. In the first case, the vast sociological literature American tells the concerns and the different social actors’ pressures on the American businesses, during the 1960’s. In Brazil, the first elaborations come from business associations in the middle of the sixties and are enlarged exactly when the society, at the end of the 1990’s, demand to continue in a direction to integrate the commitment of the application of labor norms and rights. In the European Union, the slogan of social responsibility is introduced in the end of the 1990’s involving the commitment of turning around the high tax of structural unemployment. In the last section, the international comparative analysis suggests a recomposition of the framework of several contents of social responsibility starting from the great issue that is in debate in the societies: to recompose the commitment of invigoration of the job bond as source of social citizenship.

KEYWORDS: social responsibility, businesses, businesses in the society, Brazil and businesses, business culture.

LES ENTREPRISES DANS LES SOCIÉTÉS CONTEMPORAINES. LA RESPONSABILITÉ SOCIALE DANS LE NORD ET DANS LE SUD
Paola Cappellin
Raquel Giffoni

On retrouve, dans cet article, la diffusion du thème de la responsabilité sociale grâce à la reprise de l’analyse de trois évolutions internationales: les Etats-Unis, le Brésil et l’Union Européenne. Dans le premier cas, de nombreux écrits sociologiques américains décrivent les préoccupations et les pressions exercées par les différents acteurs sociaux sur les entreprises américaines au cours des années 1960. Au Brésil, les premières mises en oeuvre proviennent d’associa-tions d’entreprises vers le milieu des années 60 et s’amplifient à la fin des années 90, au moment où la société veut continuer dans la ligne de l’intégration pour que les normes et les droits du travail continuent à être appliqués. Au sein de l’Union Européenne, le thème de la responsabilité sociale est introduit à la fin des années 90 avec l’engagement de faire diminuer le taux élevé de chômage structurel. Dans la dernière partie, l’analyse comparative internationale propose une recomposition du cadre des divers contenus de la responsabilité sociale en partant de la grande question en débat dans les sociétés: rétablir l’engagement des entreprises pour une consolidation des contrats de travail en tant qu’élément de la citoyenneté sociale.


MOTS-CLÉS: responsabilité sociale, entreprises, entreprises dans la société, Brésil et entreprises, culture des entreprises.

Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br

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Biografia do Autor

Paola Cappellin, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Sociologia pela Université Paris X-Nanterre, Pós-Doutorado na Universitá degli Studi di Bologna e na Universitá degli Studi di Padova. Professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora CNPq. Desenvolve pesquisas na área de Sociologia do Trabalho, com ênfase nas relações industrias, gênero e emprego. Suas mais recentes publicações são: Entre tutela, promoção e novas discriminações de gênero nos anos 1990. Um confronto Sul – Norte em colaboração com Alessandra Vincenti – Universitá degli Studi di Urbino (2007); A modernização de valores nas relações contratuais. A ética de reparação antecede o dever de responsabilidade? para a Revista Antropolítica, UFF, n. 18. 2006; Empresas e grupos empresariais. Atores sociais em transformação. Ed. UFJF, 2006; Cappellin P. (Org) A experiência dos Núcleos de promoção da igualdade de oportunidades e combate à discriminação no emprego e na ocupação, OIT, Brasília, 2005.

Raquel Giffoni, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aluna do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisa sobre conflitos ambientais, sociologia ambiental e sociologia da empresa.

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Publicado

2008-03-17

Como Citar

Cappellin, P., & Giffoni, R. (2008). As Empresas em Sociedades Contemporâneas: A Responsabilidade Social no Norte e no Sul. Caderno CRH, 20(51). https://doi.org/10.9771/ccrh.v20i51.18938