CIDADE - MÍDIA E ARTE DE RUA
DOI:
https://doi.org/10.9771/ccrh.v20i49.18904Palavras-chave:
cidade, mídia, arte de rua, juventude, política públicaResumo
O trabalho busca, a partir do Projeto Graffita Salvador, ilustrar as complexas relações entre arte, espaço público e suas apropriações, através da dimensão midiática da cidade, permitindo o estabelecimento de nexos entre: cidade, arte, mídia e estratégia comunicacional (de empresas e do poder público). A cidade e suas apropriações constitui-se em elemento midiático estratégico e faz parte de um complexo sistema de comunicação. A arte também comunica e persuade. Ademais, as empresas e os governos vêm investindo na criação de imagens corporativas positivas junto à opinião pública, objetivado fortalecer suas imagens a partir da constituição de símbolos de referência culturais e coletivos da cidade. Num quadro de dificuldades do financiamento público, favorecem alternativas e estratégias baseadas em parcerias entre o público e o privado na gestão das cidades, reforçando-se positivamente as imagens tanto governamental (idéia de comprometimento, participação e eficiência) como empresarial (responsabilidade social). As indagações relativas ao Projeto Grafita Salvador podem ajudar na compreensão dessas dinâmicas e suas conseqüências. A partir delas é possível estabelecer-se nexos entre as estratégias de comunicação, as formas de expressão artísticas, a cidade, os movimentos sócio culturais, a arte de rua, e a constituição do espaço público e suas apropriações, no contexto contemporâneo.PALAVRAS-CHAVE: cidade, mídia, arte de rua, juventude, política pública.
CITY - MEDIA AND STREET ART
Any Brito Leal Ivo
This study tries to illustrate, starting from the Projeto Graffita Salvador, the complex relations among art, public space and their appropriations, through the mediatic dimension of the city, allowing the establishment of connections among: city, art, media and comunicational strategy (both from private and public sectors). The city and its appropriations are an strategic mediatic element and are part of a complex communication system. Art also communicates and persuades. Besides, the public and private sectors are investing in the creation of positive corporate images for the public opinion, aimed at strengthening their images from the constitution of cultural and collective reference symbols of the city. In a framework of public financing difficulties, alternatives and strategies based in partnerships between the public and the private sectors are favored in the administration of the cities, positively reinforcing the images both of government (idea of commitment, participation and efficiency) and private sector (social responsibility). The inquiries regarding the Projeto Grafita Salvador can help in the understanding of those dynamics and their consequences. Starting from them it is possible to establish connections among the communication strategies, the artistic expression forms, the city, the social and cultural movements, street art, and the constitution of the public space and its appropriations, in the contemporary context.
KEYWORDS: city, media, street art, youth, public policies.
LA VILLE – LES MEDIAS ET L’ART DE LA RUE
Any Brito Leal Ivo
Ce travail se veut d’illustrer, à partir du Projet Graffita Salvador, les relations complexes entre l’art, l’espace public et ses appropriations, au travers d’une dimension médiatique de la ville permettant l’établissement de rapports entre: ville, art, médias et stratégie communicationnelle (des entreprises et des pouvoirs publics). La ville et ses appropriations sont des éléments médiatiques stratégiques et font partie d’un système complexe de communication. L’art aussi communique et convainc. De plus, les entreprises et les gouvernements investissent dans la création d’images corporatives positives auprès de l’opinion publique, cherchant à consolider ces images à partir de la constitution de symboles de référence culturels et collectifs de la ville. Le contexte des difficultés de financement public favorise les options et les stratégies basées sur des partenariats entre le public et le privé pour la gestion des villes et renforce positivement autant l’image du gouvernement (l’idée de compromis, la participation et l’efficacité) que celle des entreprises (responsabilité sociale). Les questions liées au Projet Graffita Salvador peuvent aider à comprendre ces dynamiques et leurs conséquences. A partir de celles-ci, il est possible d’établir des liens entre les stratégies de communication, les formes d’expression artistiques, la ville, les mouvements socioculturels, l’art de la rue et la constitution de l’espace public et de ses appropriations dans le contexte contemporain.
MOTS-CLÉS: ville, art de la rue, jeunesse, politique publique.
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Publicado
2007-08-02
Como Citar
Ivo, A. B. L. (2007). CIDADE - MÍDIA E ARTE DE RUA. Caderno CRH, 20(49). https://doi.org/10.9771/ccrh.v20i49.18904
Edição
Seção
Artigos
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