O PODER DA IMAGINAÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA DO PODER ou de como, driblando a censura, Chico Buarque transformou a recepção das canções no Brasil dos anos de chumbo

Autores

  • Christian Marcadet

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v19i48.18872

Resumo

A obra de Chico Buarque constitui-se, sem dúvida, uma referência para a produção músical brasileira. Sua coerência ética e as sutilezas empregadas na resistência à censura no período da ditadura militar, no Brasil, o singularizaram como uma personagem emblemática da cultura brasileira. O uso de formas literárias para “driblar” a censura contribui para entender as relações orgânicas que estruturam a cultura de massas, as artes, e a sociedade brasileira. Este artigo procura analisar essas relações, tomando como fonte as informações que integram o sitio : suas músicas, os livros publicados e declarações. Qual o sentido social que se pode atribuir à produção artística de Chico Buarque? Que mudanças e estratégias usou quanto à forma de recepção das suas obras artísticas de forma a resistir à censura? Essas são algumas questões que este artigo busca responder. Para tanto recorre a uma aparelhagem conceitual da sociossemiótica estruturada em três conceitos-chaves: o projeto criador; a performance e o projeto receptivo-apreciador. Alvo da censura, Buarque comunicou suas idéias utilizando estratagemas literários e práticos numa obra que se tornou capital ideológico. O recurso à astúcia na forma literária garantiu passar a sua mensagem, restabelecendo laços sociais entre a elite intelectual esclarecida e um público mais amplo.

PALAVRAS CHAVES: Chico Buarque, censura, história sociocultural, projeto criador, projeto receptivo-apreciador.


THE POWER OF IMAGINATION AGAINST THE VIOLENCE OF POWER or how, dodging censorship, Chico Buarque transformed the reception of the songs in Brazil of the leaden years
Christian Marcadet

The works of Chico Buarque are, without a doubt, a reference for the Brazilian musical production. His ethical coherence and the subtlety employed in his resistance to censorship during the Brazilian military dictatorship singled him out as an emblematic character of Brazilian culture. The use of literary ways to “dodge” the censorship contributes to understand the organic relations that structure the culture of masses, arts, and Brazilian society. This paper tries to analyze those relationships, using as its sources the information in the webpage: his music, his published books and his interviews. Which social sense can one attribute to Chico Buarque’s artistic production? What changes and strategies did he use regarding the way of reception of his artistic works as a way of resisting censorship? Those are some issues that this paper tries to answer. For that, it falls back upon a conceptual apparel of the sociossemiotics structured in three key concepts: the creative project; the performance and the appreciative – receptive project. A target of censorship, Buarque communicated his ideas using literary and practical stratagems in a work that became an ideological capital. He recurred to cunning literary ways to make sure his message would achieve its aims, reestablishing social links between an intellectual elite and a wider public.

KEYWORDS: Chico Buarque, censorship, sociocultural history, creative project, appreciative–receptive project.


LE POUVOIR DE L’IMAGINATION CONTRE LA VIOLENCE DU POUVOIR ou comment Chico Buarque, en bernant la censure, a réussi à transformer l’accueil aux chansons du Brésil des années noires
Christian Marcadet

L’oeuvre de Chico Buarque constitue, sans aucun doute, une référence en terme de production musicale. Sa cohérence éthique et les subtilités utilisées pour résister à la censure pendant la période de la dictature militaire, au Brésil, font de lui un personnage emblématique de la culture brésilienne. L’utilisation de formes littéraires pour “duper” la censure a apporté une contribution à la compréhension des relations organiques qui structurent la culture des masses, les arts et la société brésilienne. Cet article décrit l’analyse de ces relations à partir des données fournies par le site : ses chansons, les livres publiés et les déclarations. Quel est le sens social qui peut être attribué à la production artistique de Chico Buarque? Quels changements et quelles stratégies a-t-il utilisés quant à la forme de ses oeuvres pour qu’à leur réception elles puissent résister à la censure? Voici quelques questions auxquelles on essaie de répondre dans cet article. Pour ce faire, on fait appel à un ensemble conceptuel de socio sémiotique, structuré à partir de trois concepts–clés: le projet créateur, la performance et le projet réceptif appréciatif. Visé par la censure, Chico Buarque a exprimé ses idées en utilisant des stratagèmes littéraires et pratiques dans une oeuvre qui est devenue un véritable capital idéologique. Recourir à la ruse sous forme littéraire a permis de faire passer le message en rétablissant les liens sociaux entre l’élite intellectuelle instruite et le grand public.

MOTS-CLÉS: Chico Buarque, censure, histoire socioculturelle, projet créateur, projet réceptif appréciatif.


Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br

 

 

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Biografia do Autor

Christian Marcadet

Doutor em Estética pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris), com pós-doutorado pela Université de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique/ CNRS, membro do Institut d’esthétique des arts contemporains. Desde 1996 dirige o seminário “Histoire et théorie des chansons” na Université de Paris 1. É autor de diversos artigos sobre a canção, especificamente: “Un chanteur populaire: Yves Montand”; “L’homosexualité dans les chansons de variétés: expressivité et sexualité dans les performances”; “Gilles et Julien, une fulgurante carrière de duettistes dans le Paris des années 30”, “Grandeza e decadenza del rébétiko”. É Secretário-geral da associação Centre de la Chanson d’expression française, responsável pela organização de quinze festivais de canções, na França e em outros países e também editor de CDs-áudio, na França e na Suíça. Atualmente é Pesquisador Visitante da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia/Salvador.

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Publicado

2007-05-10

Como Citar

Marcadet, C. (2007). O PODER DA IMAGINAÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA DO PODER ou de como, driblando a censura, Chico Buarque transformou a recepção das canções no Brasil dos anos de chumbo. Caderno CRH, 19(48). https://doi.org/10.9771/ccrh.v19i48.18872