A PRODUÇÃO DAS ELITES ESCOLARES: escolas, famílias e cultura

Autores

  • Zaia Brandão SOCED/PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v20i49.18853

Palavras-chave:

trajetórias institucionais, qualidade do ensino, escolas de prestígio, capital social.

Resumo

Este artigo sintetiza os resultados de um survey desenvolvido junto a nove escolas de prestígio na cidade do Rio de Janeiro. Dentre elas, encontram-se escolas confessionais, bilíngües, públicas e “alternativas” – expressão utilizada nos anos 60 para representar projetos pedagógicos inovadores que enfatizavam a liberdade e autonomia na formação dos estudantes. O material empírico que produzimos oferece um panorama a respeito das práticas familiares e escolares que se retroalimentam na produção de trajetórias institucionais bem sucedidas, por parte da maioria dos jovens que ingressam e permanecem nessas escolas. Trata-se de um processo de conversão e reconversão de capitais (cultural, econômico, social, simbólico, escolar…) bastante consistente com a hipótese de uma “circularidade virtuosa”, ou seja, de uma otimização dos processos de construção da qualidade de ensino, nas instituições investigadas.

PALAVRAS-CHAVE: trajetórias institucionais, qualidade do ensino, escolas de prestígio, capital social.
THE PRODUCTION OF THE SCHOOL ELITES: schools, families and culture
Zaia Brandão

This paper synthesizes the results of a survey made in nine prestige schools in the city of Rio de Janeiro. Among them, there are confessional, bilingual, public schools and also “alternative” – expression used in the sixties for innovative pedagogic projects that emphasized the freedom and autonomy in the students’ formation – schools. The empiric material we produced offers a panorama regarding the family and school practices that feed themselves in the production of successful institutional paths, on the part of most of the youths that enter and stay at those schools. This is a process of conversion and reconversion of cultural, economical, social, symbolic, academic... capitals quite consistent with the hypothesis of a “virtuous circle”, that is, of an optimization of the processes of construction of the teaching quality, in the investigated institutions.

KEY WORD: institutional trajectories, teaching quality, prestige schools, social capital.
LA PRODUCTION DES ELITES SCOLAIRES: écoles, familles et culture
Zaia Brandão

Cet article présente la synthèse des résultats d’un survey, réalisé dans neuf écoles de prestige de la ville de Rio de Janeiro, y compris des écoles confessionnelles, bilingues, publiques et “alternatives” - expression employée dans les années 60 pour parler des projets pédagogiques innovateurs où liberté et autonomie pour la formation des étudiants étaient mises en évidence. Le matériel, produit à partir d’un procédé empirique, offre un panorama des pratiques familiales et scolaires qui se rétro alimentent dans la production de trajectoires institutionnelles réussies par une majorité de jeunes qui sont entrés et sont restés dans ces écoles. Il s’agit d’un processus de conversion et de reconversion de capitaux (culturel, économique, social, symbolique, scolaire...) cohérent avec l’hypothèse d’une “circularité vertueuse”, c’est-à-dire d’une optimisation des processus de construction de la qualité de l’enseignement dans les institutions analysées.

MOTS-CLÉS: trajectoires institutionnelles, qualité de l’enseignement, écoles de prestige, capital social.

Publicação Online do Caderno CRH:

http://www.cadernocrh.ufba.br

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Biografia do Autor

Zaia Brandão, SOCED/PUC-Rio

Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1961). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, capital cultural, pesquisa em educação, escolarização das elites e qualidade de ensino.

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Publicado

2007-08-02

Como Citar

Brandão, Z. (2007). A PRODUÇÃO DAS ELITES ESCOLARES: escolas, famílias e cultura. Caderno CRH, 20(49). https://doi.org/10.9771/ccrh.v20i49.18853