Teorias da Cidade, de Barbara Freitag

Autores

  • Denise Maria Oliveira Lima Decio Jorge de Lima e Maria José de Oliveira Lima

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v20i50.18785

Palavras-chave:

cidades, sociologia urbana, megalopolização.

Resumo

A presente resenha trata do último livro de Barbara Freitag, Teorias da Cidade, publicado pela Papirus Editora, o qual é resultado do seu esforço de construção de uma teoria das cidades - por meio do exame de todas as teorias formuladas através dos tempos que têm condições de explicar e compreender o fenômeno urbano hoje, ontem e no futuro - que possa colaborar para a solução dos problemas que as cidades apresentam atualmente, através de uma leitura interdisciplinar e intertextual da questão urbana. Das várias perspectivas disciplinares, a autora privilegia a sociológica. Para a sistematização dessas teorias, Freitag usa o critério de "escolas", pelas quais nos convida a flanar: alemã, francesa, inglesa e americana, e, consequentemente, sua recepção no Brasil. A autora também analisa, neste livro, a megaloplização de quatro cidades, Cidade do México, Rio de Janeiro, como um novo padrão de urbanização caracterizado pela "cidade partida".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Maria Oliveira Lima, Decio Jorge de Lima e Maria José de Oliveira Lima

A autora é doutoranda no PPGCS/UFBA, Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas/FACOM/UFBA, com graduação em Psicologia/ UFBA e em Ciências Jurídicas e Sociais/PUC/Campinas/SP. Tem formação em Psicanálise, desde 1980, época em que iniciou sua prática clínica. Tem experiência também em planejamento urbano e em saúde, vivida no antigo OCEPLAN/Prefeitura Municipal de Salvador e na Secretaria de Ssúde do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

2007-11-26

Como Citar

Oliveira Lima, D. M. (2007). Teorias da Cidade, de Barbara Freitag. Caderno CRH, 20(50). https://doi.org/10.9771/ccrh.v20i50.18785