TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO: reflexões sobre as categorias de trabalho e comunicação e suas implicações para um conceito decompetência na educação profissional

Autores

  • Werner Markertin

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v14i34.18579

Resumo

A discussão atual sobre competência demonstra ainda uma grande inconsistência sobre seus fundamentos teórico-metodológicos. Para evitar que esse conceito tenha unicamente uma vertente tecnicista e contribua somente para a conformação da subjetividade dos trabalhadores à nova ideologia progressista do capital, pretendemos desenvolver uma análise das categorias trabalho e comunicação, no sentido de Marx e Habermas, a qual volta-se para um conceito integral de competência. Objetivamos mostrar que, nas perspectivas universais de trabalho e de comunicação, identificam-se as raízes do desenvolvimento universal de produção e da competência do sujeito. Finalmente, discutimos critérios para um conceito pedagógico integral de competência, que pretendem refletir a relação prático-pedagógica da temática.

PALAVRAS-CHAVE: Competência, trabalho, comunicação, formação profissional

WORK UNDERGOING CHANGES: thoughts on Work and Communications categories and their implications regarding the concept of competence in the vocational education


A discussion about the new concept of competence demonstrates a great theoretical and methodological inconsistence. To avoid a vision technician, we intend to discuss the categories work and comunication (Marx and Habermas) to elaborate a integrate and universal concept of competence. The analisis is including reflections about a pedagogical vision of competence.

KEYWORDS: Competence, work, communication, and professional qualification



Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-08-31

Como Citar

Markertin, W. (2006). TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO: reflexões sobre as categorias de trabalho e comunicação e suas implicações para um conceito decompetência na educação profissional. Caderno CRH, 14(34). https://doi.org/10.9771/ccrh.v14i34.18579