Chamada 01/2024 – Propostas de Dossiês 2025

2024-07-09

Chamada 01/2024 – Propostas de Dossiês 2025 - versão PDF


Chamada 01/2024 – Propostas de Dossiês 2025

          1. Natureza do dossiê

Encontra-se aberto o prazo para envio de propostas para a composição dos dossiês temáticos da Revista Caderno CRH, a serem publicados durante o ano de 2025. Os critérios gerais para submissão são os seguintes: (1) incluir, obrigatoriamente, ao menos um artigo de autor(es)/a(as) estrangeiro(s)/a(as); (2) incorporar contribuições de diferentes instituições, grupos de pesquisa e regiões do país; (3) contemplar, entre os/as autores/as, a diversidade de gênero e raça. A parceria na coedição de dossiês temáticos tem sido uma importante estratégia editorial, fomentando a discussão de temáticas atuais e transversais das ciências sociais e garantindo maior circulação da revista, originalidade, internacionalização e integração em redes consolidadas de pesquisa. As propostas completas, contendo as informações abaixo, bem como as declarações de concordância e autodeclarações de gênero e raça (conforme modelos disponibilizados no Anexo 2 e no Anexo 3 desta chamada), de todos/as os/as autores/as, deverão ser encaminhadas até o dia 20/08/2024 para o e-mail cadernocrhufba@gmail.com.

  • Título do dossiê
  • Breve apresentação dos organizadores(as)
  • Ementa, com até 700 palavras, incluindo justificativa sobre a relevância do tema e as contribuições para o campo de pesquisa no qual se inscreve; e
  • Nome e mini currículo dos(as) autores(as) (até cinco linhas), título (até 70 caracteres) e resumos dos artigos (até 250 palavras).


    2. Composição

As propostas de dossiê serão avaliadas pelo Conselho de Redação, considerando os critérios apresentados acima e o interesse da revista. Os dossiês deverão ter até 3 (três) organizadores(as), com doutorado concluído. Estes(as) serão coeditores(as) do número da revista em que será publicado o dossiê. Cada dossiê deverá ter entre 5 (cinco) e 7 (sete) artigos, precedidos de uma introdução escrita pelos seus(suas) organizadores(as). Cada organizador(a) poderá definir como fazer a composição da proposta, por convite ou por chamada. Serão aceitos artigos em português, espanhol e inglês.

A Introdução deverá ter entre 6 (seis) e 8 (oito) páginas, em espaço duplo, fonte Times New Roman – corpo 12, apresentando discussão substantiva relevante, além da apresentação dos artigos publicados. O texto da introdução deverá ter título diferente da sessão (Dossiê-Introdução), citações e referências bibliográficas. Deverão constar os nomes dos(as) autores(as) e a sua filiação institucional.

Os artigos submetidos para a composição do dossiê deverão ser originais, não tendo sido publicados e/ou estar sob avaliação para publicação em outro periódico.

Esclarece-se que os artigos devem vir acompanhados das devidas autorizações de copyrights, no caso de incluir imagens (fotos, mapas, gráficos) que exijam tal procedimento.

Compete ao(à) autor(a) de cada artigo submetê-lo no sistema da revista (https://periodicos.ufba.br/index.php/crh), seguindo calendário previamente estipulado pela Editoria. No momento da submissão, a Editoria do Caderno CRH deverá ser notificada via e-mail (revcrh@ufba.br), pelos(as) coordenadores(as) do Dossiê.

         
         3. Formatação dos artigos

A formatação dos artigos submetidos para o Dossiê deve seguir as normas da revista, que podem ser encontradas no site do Caderno CRH (https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/about/submissions).

Destacamos que a submissão dos manuscritos deve ser acompanhada de um arquivo em separado, contendo título (até 70 caracteres), nome(s) do(s)/a(s) autor(es)/a(s), com endereços institucional e residencial completos, telefone, e-mail, sinopse curricular (dados sobre formação acadêmica, instituição de vínculo e principal publicação, até 150 palavras) e ORCID (obrigatório).

Os artigos deverão ter em torno de 30 páginas. Além das informações anteriores, deverão apresentar resumo (até 150 palavras) e cinco palavras-chave. O título, o resumo e as palavras-chaves deverão estar em português, espanhol e inglês.

Os perfis dos(as) os(as) autores(as) no sistema OJS deverão ser preenchidos de forma completa na aba “demais detalhes”.

Para assegurar a integridade da avaliação por pares duplo-cega, devem-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores(as) e avaliadores(as) durante o processo. Isto exige que autores(as), editores(as) e avaliadores(as) (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

      1. Os(as) autores(as) do documento devem excluir do texto seus nomes e título dos seus trabalhos, substituindo com "Autor(a)", “Título do Trabalho” e o “ano” em citações, referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores(as), título do artigo etc.

      2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do(a) autor(a) deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.


         4. Processo de avaliação

Compete aos(às) organizadores(as) o início do processo de avaliação dos artigos do dossiê, conforme calendário estipulado pela Editoria. Os(as) coordenadores(as) ficarão responsáveis por indicar dois(duas) avaliadores(as) para a elaboração de pareceres, guardando o anonimato destes(as) e dos(as) autores(as). Não será permitida a indicação de pareceristas que sejam também autores(as) de artigos inscritos no dossiê. A Editoria encaminhará os artigos para avaliação através do sistema eletrônico do periódico.

Após o recebimento dos pareceres, a Editoria dará sequência ao processo conforme indicação dos(as) avaliadores(as). Nesta etapa, a Editoria manterá contato com os(as) organizadores(as) do dossiê e/ou o(s)/a(s) autor(es)/a(s) dos manuscritos para os encaminhamentos necessários (a solicitação de novas revisões ou a indicação para publicação).


          5. Pareceristas

Os(as) pareceristas deverão ser escolhidos(as) entre profissionais com trajetória acadêmica reconhecida na área, podendo ser pesquisadores(as) nacionais e estrangeiros(as), com o título de doutor(a).


         
6. Edição

Os textos submetidos ao Caderno CRH passam por algumas etapas até a publicação, a saber: submissão, avaliação e edição (que inclui revisão da linguagem, normalização e diagramação). Em cada uma destas etapas, os(as) autores(as) poderão ser consultados(as) para dirimir dúvidas.

Ao final, e antes de seguir para publicação, uma prova final deverá ser enviada a cada autor(a), evitando-se erros involuntários. Neste momento, não serão mais realizadas quaisquer modificações de conteúdo nos artigos.

Na etapa da prova, as eventuais correções pelos(as) autores(as) serão feitas em prazo estipulado pela Editoria do Caderno CRH, após o que o artigo será considerado aprovado para publicação. Esta observação se torna necessária devido ao rigor dos prazos das instituições avaliadoras da revista.

          7. Da responsabilidade de traduções, revisões de linguagem e normalização bibliográfica

Os(as) autores(as) são responsáveis pela originalidade e a veracidade do conteúdo apresentado nos artigos, assim como, pela revisão da linguagem e a adequação às Normas da ABNT.

O Caderno CRH, a fim de promover a internacionalização da produção acadêmica, também recomenda a publicação bilíngue, desde que seja do interesse dos(as) coordenadores(as) dos dossiês ou dos(as) autores(as). Estes(as), caso queiram realizar a publicação bilíngue (português-inglês ou espanhol-inglês), devem se responsabilizar pela tradução e revisão do(s) artigo(s), citando o(a) autor(a) da tradução.


         8. Cronograma

FASES

DATA

Publicação da chamada

09/07/2024

Período de submissão das propostas

09/07 a 20/08/2024

Divulgação do Resultado

Até 05/09/2024

 

          9. Considerações Finais

A divulgação das propostas aprovadas será divulgada no site do Caderno CRH (https://periodicos.ufba.br/index.php) até o dia 05/09/2024. As propostas aprovadas ficarão disponíveis para as submissões dos artigos no site da revista, conforme cronograma anexo. Só serão aceitos os manuscritos submetidos pelo sistema.

Reiteramos a importância do rigoroso cumprimento dos prazos para a edição, a fim de assegurar a periodicidade da publicação, o que é fundamental na gestão dos indexadores internacionais de avaliação da revista.

A Editoria poderá ser contatada para quaisquer esclarecimentos necessários no e-mail: cadernocrhufba@gmail.com.

Salvador, 9 de julho de 2024.

Editor Chefe/Científico
Caderno CRH

_____________________________________________

                                                   ANEXO 1

CRONOGRAMA DE SUBMISSÃO DOS TEXTOS PARA OS DOSSIÊS DE 2025

 

Dossiê

Prazo final de submissão dos textos no sistema OJS da revista Caderno CRH pelos(as) autores(as) 

01/2025

31/10/2024

02/2025

28/02/2025

03/2025

31/05/2025

 _____________________________________________

                                            ANEXO 2

CHAMADA 001/2024
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HUMANIDADES (CRH/UFBA)

 DECLARAÇÃO DE CONCORDÂNCIA E COMPORMISSO COM A PROPOSTA DE DOSSIÊ SUBMETIDA AO CADERNO CRH

 

Eu, Nome do/a autor/a, inscrito no CPF (ou Passaporte, se estrangeiro) sob o nº XXX.XXX.XXX-XX, pelo presente termo, autorizo os/as organizadores/as Nome dos/as organizadores/as a incluir a proposta de artigo intitulada Título do Artigo, de minha autoria/coautoria, no referido Dossiê a ser submetido à Chamada 001/2024 do Caderno CRH. Pelo presente assumo o compromisso de uma vez aprovada a proposta, entregar o artigo no prazo estipulado pelo periódico. Declaro estar ciente de que não receberei nada pela publicação, dando assim quitação dos direitos autorais.

XXXXXX, XX de XXXXXX de XXXX.

 

Nome do/a Autor/a

________________________________

                                     ANEXO 3

 AUTODECLARAÇÃO DE RAÇA E DE IDENTIDADE DE GÊNERO

Eu, Nome do/a autor/a, inscrito no CPF (ou Passaporte, se estrangeiro) sob o Nº XXX.XXX.XXX-XX, me autodeclaro:

Raça

(   ) Amarelo

(   ) Branco

(   ) Indígena

(   ) Pardo

(   ) Preto

 

Identidade de gênero

(   ) homem cisgênero

(   ) mulher cisgênero

(   ) homem transgênero

(   ) mulher transgênero

(   ) travesti

(   ) não-binário

(   ) outro

 

XXXXXX, XX de XXXXXX de XXXX.

 

Nome do/a autor/a

 

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DECLARAÇÃO DE CONCORDÂNCIA E COMPORMISSO COM A PROPOSTA DE DOSSIÊ SUBMETIDA AO CADERNO CRH

AUTODECLARAÇÃO DE RAÇA E DE IDENTIDADE DE GÊNERO