Chamada 01/2023 – Propostas de Dossiês 2024

2023-06-02

Chamada 01/2023 – Propostas de Dossiês 2024

    1. Natureza do dossiê

Encontra-se aberto o prazo de recepção de propostas na Revista Caderno CRH para os Dossiês temáticos a serem publicados durante o ano de 2024. Os critérios gerais serão os seguintes: conter entre um e dois artigos de autores(as) estrangeiros(as); incorporar contribuições de diversas instituições, diversos grupos de pesquisa e estados brasileiros; contemplar a diversidade regional e a internacionalização. A parceria na co-edição de dossiês temáticos tem sido uma importante estratégia editorial deste periódico, nucleando uma discussão de temáticas atuais e transversais das ciências sociais e garantindo maior circulação da revista, originalidade e integração em redes consolidadas de pesquisa. As propostas devem ser encaminhadas até o dia 30/07/2023, ao Conselho de Redação do periódico, através do e-mail revcrh@ufba.br, com o assunto “Chamada 01/2023 – Propostas de  Dossiês 2024”, contendo:

  • Título do dossiê
  • Apresentação dos organizadores
  • Ementa com até 700 palavras, com justificativa sobre a relevância histórica e atual do tema, as divergências ou tensões contempladas e as contribuições para a expansão, o aprimoramento e/ou aprofundamento da temática;
  • Lista de autores, com filiação institucional, minicurrículo, títulos (ainda que provisório dos artigos) e resumos de 200-250 palavras para cada artigo.

    2. Composição

As propostas de dossiê serão avaliadas pelo Conselho de Redação. O dossiê articula um total de 5 (cinco) a 7 (sete) artigos precedidos de uma introdução escrita pelos seus organizadores, em um limite de 3 (três) pesquisadores doutores, que funcionarão como coeditores do número. A submissão de proposta de artigo para compor o dossiê poderá ser feita por convite dos organizadores ou por chamada para esse fim, sob a responsabilidade dos organizadores. Caso opte pela chamada o periódico poderá apoiar na divulgação.

Os artigos podem variar entre 20 e 30 páginas cada, desde que o número total não ultrapasse 180 páginas em média e, em espaço duplo, em Word, fonte Times New Roman - corpo12, incluindo a Introdução que deverá ter no máximo entre 5 (cinco) e 7 (sete) páginas.

A introdução do dossiê deve apresentar conteúdo científico relevante (análise, comentários), indo além da apresentação dos artigos publicados, devendo conter inclusive os nomes dos autores, filiação institucional, título próprio diferente do título da sessão (Dossiê-Introdução), citações e referências bibliográficas.

Compete ao autor de cada artigo e, também, da introdução, submetê-los no sistema via on-line da revista, seguindo um calendário previamente estipulado pela Editoria. No momento da submissão, a Editoria do Caderno CRH deverá ser notificada sobre o artigo que compõe um dossiê, via e-mail: revcrh@ufba.br, assim como, o coordenador do Dossiê que também deverá ser avisado da submissão.

Os artigos submetidos para a composição do dossiê deverão ser originais, não tendo sido publicados, sejam por meios impressos ou eletrônicos e, não deverão estar sendo avaliado para publicação por outra revista.

Esclarece-se que os artigos devem vir acompanhados das devidas autorizações de copyrights no caso de incluir imagens (fotos, mapas, gráficos) que exijam tal procedimento.

     3. Formatação dos artigos

A formatação dos artigos submetidos para o Dossiê deve seguir as mesmas normas detalhadas, para os artigos submetidos pela demanda contínua, inclusive limites de notas de rodapé, que devem ser consultadas no site do Caderno CRH: www.scielo.br/ccrh ou www.cadernocrh.ufba.br.

Toda a submissão de texto deve ser acompanhada de um arquivo em separado contendo título do texto (até 70 caracteres), em português, inglês, francês e, em espanhol quando o texto estiver nesse idioma; nome(s) do (s) autor(es); com endereços institucional e residencial completos, telefones, e-mail, sinopse curricular (dados sobre formação acadêmica,  instituição de vínculo e principal publicação em até 150 palavras) e ORCID, obrigatório no momento da submissão. Caso o autor ou coautor não tenha deverá acessar o site do ORCID e fazer o cadastro. Para os artigos além das informações anteriores deverá apresentar um resumo (em torno de 150 palavras) e cinco palavras-chave. O título, resumo e as palavras-chaves deverão ser em: português, francês e Inglês. Quando o artigo submetido estiver em espanhol deverá acrescentar resumo e palavras-chaves também em espanhol. O resumo deve apresentar objetivos, métodos e conclusões do texto. Além disso, os perfis de todos os autores no sistema OJS de submissão do texto deverão ser preenchidos de forma completa na aba “demais detalhes”..

Além disso no arquivo que será encaminhado a avaliação o texto deve vir acompanhado do título (até 70 caracteres), bem como do resumo (até 150 palavras) e 05 palavras-chaves. Todos esses itens devem vir em português, inglês, e francês e apenas no caso de artigo escrito em língua espanhola, deverá ser acrescida a tradução em português (além de francês e inglês).

Para assegurar a integridade da avaliação por pares duplo-cega, para submissões à revista, devem-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo de avaliação. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento devem excluir do texto seus nomes e título dos seus trabalhos, substituindo com "Autor" e “Título do Trabalho” e o “ano” em citações, referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

    4. Processo de avaliação

Compete ao/os organizador/es o início do processo de avaliação dos artigos do dossiê, conforme calendário estipulado pela Editoria. O/os coordenador/es deve/m indicar pessoas de referencia nos temas, mas externas (ao dossiê), para a elaboração de pareceres, guardando o anonimato destes e dos autores.

Cada artigo será avaliado pelo menos por dois especialistas (conforme indicação) e a Editoria encaminhará os artigos para avaliação através do sistema eletrônico do periódico.

Após o recebimento dos pareceres, os editores da revista conduzirão o processo e, se for o caso, ouvir-se-á os membros do Conselho de Redação, ou um parecerista externo, podendo sugerir mudanças com vistas a adequar o artigo à política editorial da revista.

Nesta etapa, a Editoria deve entrar em contato com o coordenador do dossiê e/ou autor do artigo para os encaminhamentos necessários, cabendo aos Editores a deliberação final sobre a publicação com base nos pareceres.

     5. Pareceristas

Os pareceristas deverão ser escolhidos entre profissionais com trajetória acadêmica reconhecida na área, podendo ser pesquisadores nacionais e estrangeiros, doutores.

Considera-se a possibilidade de recorrer-se também a consultores do próprio estado onde se localiza a revista, desde que apresentem trajetória acadêmica equivalente em termos do mérito científico, e cujo número total não deve exceder 20%.

      6. Edição

Os textos submetidos ao Caderno CRH passam por algumas etapas até a publicação: submissão, avaliação, edição.

Após a etapa de avaliação e aprovação para publicação os artigos seguirão para a edição que consiste em: revisão de linguagem; normalização; diagramação. Em cada uma destas etapas, o autor poderá ser consultado para dirimir dúvidas.

Ao final, e antes de seguir (em) para publicação, uma prova final deverá ser enviada a cada autor, evitando-se erros involuntários. Neste momento não será mais possível quaisquer modificações de conteúdo pelo autor.

Na etapa da prova as possíveis correções eventuais pelo autor deverão ser feitas num prazo estipulado pela Editoria do Caderno CRH, após o que o artigo será considerado como automaticamente aprovado pelo(s) autor(es). Esta observação se torna necessária devido ao rigor dos prazos das instituições avaliadoras da revista.

      7.  Da responsabilidade de traduções, revisões de ortografia e normalização bibliográfica

O texto submetido para publicação deverá ser na língua portuguesa ou espanhola e, no caso desta última, não será traduzida. Os textos em outras línguas deverão obrigatoriamente ser traduzidos para a língua portuguesa antes da submissão. Cabe ao coordenador do dossiê a responsabilidade de providenciar a tradução do referido artigo, assim como, a revisão final da tradução.

Esta tradução poderá ser feita pelo próprio coordenador, ou por terceiros, sendo citada em nota de rodapé a autoria da tradução. Solicita-se a cada autor estrangeiro e ao coordenador do dossiê: a observância das normas de citação no texto, o registro completo, e a padronizado das referências.

A revista Caderno CRH sendo uma revista A1 e, para destacar a internacionalizalização, coloca a possibilidade de publicar, na sua versão online, os textos, também, na língua inglesa. Logo, o coordenador do dossiê/autores, caso queiram optar pela publicação bilíngue do artigo (português-inglês ou espanhol-inglês), devem se responsabilizar pela tradução, assim como, pela revisão final da tradução, do respectivo artigo, desde que citado o autor da tradução.

      8. Considerações Finais

A proposta do dossiê aprovada (com título, ementa, organizadores, lista de artigos e autores, seguida de minibio de cada autor(a)), ficará apta para as submissões dos artigos ao periódico Caderno CRH no site da revista: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/about/submissions, conforme cronograma divulgado no anexo. Só serão aceitos os textos submetidos on-line pelo sistema.

Por fim, agradecemos a sua valiosa contribuição na organização de um dossiê temático para o CADERNO CRH, ao tempo em que reiteramos a importância do rigoroso cumprimento do prazo final para a edição, como condição de garantia da periodicidade da publicação, o que é fundamental na gestão dos indexadores internacionais de avaliação da revista.

A Editoria da revista pode ser contatada no email: revcrh@ufba.br para quaisquer esclarecimentos necessários.

Salvador, 02 de junho de 2023.

Editora Científica
Caderno CRH

 

ANEXO 1

CRONOGRAMA DE SUBMISSÃO DOS TEXTOS PARA OS DOSSIÊS DE 2024