Jornalismo pós-WikiLeaks: deontologia em tempos de vazamentos globais de informação // Journalism post-Wikileaks: ethics in times of global information leaks

Autores

  • Rogério Christofoletti UFSC
  • Cândida de Oliveira UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v9i2.5072

Palavras-chave:

Jornalismo, Ética, WikiLeaks

Resumo

Considerando o WikiLeaks o maior fator potencialmente transformador do jornalismo nos últimos anos, este artigo discute a emergência de novas condições de operação para os jornalistas. Questionando os parentescos entre o WikiLeaks e o jornalismo, propõe uma reflexão sobre as mudanças nas relações entre fontes, jornalistas e atores não propriamente jornalísticos; sobre as mudanças na técnica e na ética jornalística; sobre provocações ético-profissionais que o WikiLeaks traz para o jornalismo. O artigo ainda sinaliza que o WikiLeaks – exemplo exuberante do cruzamento e conformação entre a ética hacker e a deontologia jornalística – inaugura uma tendência crescente e irreversível de parceiras que podem auxiliar no processo de desvendamento de informações de interesse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Christofoletti, UFSC

Docente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bolsista de produtividade do CNPq e um dos líderes do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS).

Cândida de Oliveira, UFSC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (POSJOR/UFSC).

Downloads

Publicado

2011-07-06