A hipótese dos usos e gratificações aplicada à internet: deslocamentos conceituais
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v6i2.3527Palavras-chave:
Webjornalismo, Teorias da comunicação, Hipótese dos usos e gratificaçõesResumo
Com base nos pressupostos teóricos da comunicação, questiona o atual estágio da comunicação mediada por computador. Ao situar o campo da comunicação, tendo-se por parâmetro o Webjornalismo, busca-se localizar as marcas dessa “inovação” que possibilitem uma organização conceitual no escopo das teorias da comunicação que permitam compreender esta realidade para além de um determinismo tecnológico. Ao optar pela hipótese dos usos e gratificações, busca-se focar num diálogo necessário entre produtores e receptores, sendo que os últimos passam a ser vistos com base nas suas motivações para aderir ao processo comunicacional.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.