Jornalismo pós-WikiLeaks: deontologia em tempos de vazamentos globais de informação // Journalism post-Wikileaks: ethics in times of global information leaks

Autores/as

  • Rogério Christofoletti UFSC
  • Cândida de Oliveira UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v9i2.5072

Palabras clave:

Jornalismo, Ética, WikiLeaks

Resumen

Considerando o WikiLeaks o maior fator potencialmente transformador do jornalismo nos últimos anos, este artigo discute a emergência de novas condições de operação para os jornalistas. Questionando os parentescos entre o WikiLeaks e o jornalismo, propõe uma reflexão sobre as mudanças nas relações entre fontes, jornalistas e atores não propriamente jornalísticos; sobre as mudanças na técnica e na ética jornalística; sobre provocações ético-profissionais que o WikiLeaks traz para o jornalismo. O artigo ainda sinaliza que o WikiLeaks – exemplo exuberante do cruzamento e conformação entre a ética hacker e a deontologia jornalística – inaugura uma tendência crescente e irreversível de parceiras que podem auxiliar no processo de desvendamento de informações de interesse público.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rogério Christofoletti, UFSC

Docente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bolsista de produtividade do CNPq e um dos líderes do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS).

Cândida de Oliveira, UFSC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (POSJOR/UFSC).

Publicado

2011-07-06