Sobre a Revista

A Contemporanea – Revista de Comunicação e Cultura – é uma publicação em fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicada desde dezembro de 2003, Contemporanea é um fórum de divulgação e discussão de pesquisas sobre os fenômenos comunicacionais contemporâneos. Até agosto de 2024, a periodicidade da revista era quadrimestral. A partir de setembro do mesmo ano, a publicação dos artigos passa a ser em fluxo contínuo.

Avaliada como Qualis A4 na área de Comunicação e Informação (2017-2020).

ISSN (online): 1809-9386 - Periodicidade: Fluxo Contínuo

FOCO E ESCOPO

A Contemporanea - Revista de Comunicação e Cultura aceita artigos, ensaios e resenhas que promovam reflexões e avanços teórico-metodológicos no campo da Comunicação - Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Rádio, TV e Cinema. Seu formato é eletrônico, com periodicidade regular em modalidade de publicação contínua.

Para que um trabalho seja considerado alinhado com o escopo da revista, é imprescindível que tenha como objeto, teórico ou empírico, um fenômeno da Comunicação. Isso implica que a questão e o desenho de pesquisa dialoguem com ao menos uma agenda estruturante do campo, considerada em toda a diversidade teórico-metodológica.

A missão da revista é ser um canal para a comunicação pública da ciência, por meio da difusão de produção acadêmica qualificada de pesquisadores e pesquisadoras do campo da Comunicação.

São aceitos textos inéditos em Português, Inglês, Francês e Espanhol. Trabalhos publicados em anais de eventos devem ter, no mínimo, 50% de novas contribuições. As submissões devem ser feitas por doutores, em autoria única ou com coautores. A revista aceita artigos de doutorandos, mestres e mestrandos em parceria com doutores. Essa restrição não se aplica à submissão de resenhas, que podem ser assinadas por doutorandos, mestres e mestrandos. Todos os textos são avaliados, sem identificação, por pelo menos dois membros do Conselho Editorial ou por consultores ad hoc.


PERIODICIDADE

Desde 2024, a Contemporanea - Revista de Comunicação e Cultura adota a modalidade de publicação contínua, de modo a dar mais dinamismo ao processo editorial. Desta forma, os artigos são publicados à medida que são aprovados, revisados e diagramados. Ao final de cada ano, o Expediente e o Editorial são publicados, destacando os consultores ad hoc que atuaram como pareceristas e as temáticas dos artigos.

Cada edição anual tem de 30 a 40 artigos, conforme critérios de avaliação dos principais indexadores nacionais e internacionais para os periódicos científicos da área da Comunicação.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A Contemporanea – Revista de Comunicação e Cultura adota o acesso aberto ao seu conteúdo, baseada no princípio de que tornar o conhecimento científico disponível gratuitamente ao público amplia a democratização global do saber. A revista não cobra qualquer taxa para submissão, avaliação e/ou publicação de artigos. Não há período de embargo, nem exigência de cadastro para acesso ao conteúdo.

PRINCÍPIOS ÉTICOS

A Contemporanea – Revista de Comunicação e Cultura é um periódico comprometido com a ética em pesquisa e com a integridade científica. 

Todos os artigos submetidos são avaliados para identificação de plágio usando a ferramenta Turnitin. Possíveis indicações de plágio serão avaliadas pela Comissão Editorial, podendo levar à rejeição imediata do manuscrito.

A revista adota o posicionamento do Guia para Uso Ético e Responsável da Inteligência Artificial Generativa na Universidade Federal da Bahia (2025), o qual indica que “autores participantes do processo acadêmico devem explicitar o tipo de uso e as contribuições específicas de ferramentas e tecnologias de IA para a criação e elaboração dos diversos tipos de produtos intelectuais, sejam eles tecnológicos, artísticos ou bibliográficos”. Sendo assim, autores que utilizem ferramentas de IA como assistente de pesquisa - na redação de um manuscrito, na produção de imagens ou elementos gráficos, ou na coleta e análise de dados - devem ser transparentes ao divulgar como e qual ferramenta de IA foi utilizada.


FINANCIAMENTO DA REVISTA

A Contemporanea – Revista de Comunicação e Cultura é integralmente financiada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Póscom | UFBA), com recursos do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da Capes. Os custos de edição incluem a contratação de serviço especializado de editoração, revisão e apoio editorial. Tanto a Comissão Editorial quanto o Conselho Editorial, além das avaliadoras e avaliadores, atuam de forma voluntária, sem qualquer remuneração.


PORTAIS DE PERIÓDICOS

A Contemporanea – Revista de Comunicação e Cultura está presente no Portal da Capes: www.periodicos.capes.gov.br

INDICADORES E TRANSPARÊNCIA

Índice H (2025): 14

2025
Total de artigos recebidos: 111
Índice de rejeição: 37%
Tempo Médio de Avaliação: 192 dias

2024
Total de artigos recebidos: 51
Índice de rejeição: 37%
Tempo Médio de Avaliação: 209 dias

2023
Total de artigos recebidos: 54
Índice de rejeição: 57%
Tempo Médio de Avaliação: 213 dias

2022
Total de artigos recebidos: 40
Índice de rejeição: 73%
Tempo Médio de Avaliação: 473 dias

2021
Total de artigos recebidos: 68
Índice de rejeição: 60%
Tempo Médio de Avaliação: 449 dias

2020
Total de artigos recebidos: 48
Índice de rejeição: 52%
Tempo Médio de Avaliação: 619 dias