Comunicação nos movimentos sociais: o exercício de uma nova perspectiva de direitos humanos // The social movements communication: the exercise of a new perspective on human rights
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i1.6980Palavras-chave:
Movimentos sociais, Comunicação, Direito à comunicaçãoResumo
Este texto discute a comunicação nos movimentos sociais populares e tem por objetivo situar a questão do direito à comunicação enquanto dimensão dos direitos humanos. Reflete-se sobre a comunicação construída neste universo em seu processo educativo/comunicativo. O estudo é baseado em pesquisa bibliográfica. A Comunicação faz parte do processo de mobilização dos movimentos sociais populares através da história. Ela representa direitos humanos de primeira, segunda., terceira e quarta gerações. A terceira representa um avanço na concepção da cidadania, pois, incorpora a noção de direitos e coletivos. Mas, talvez tenha chegado a hora de se dar um passo à frente. Isto é conceber os direitos humanos à comunicação como dimensão específica de direitos, de quinta geração, ou dimensão comunicacional da cidadania. Conclui-se que a comunicação popular e comunitária expressa rica diversidade de práticas e contribui para a ampliação do status da cidadania.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.