Comunicação nos movimentos sociais: o exercício de uma nova perspectiva de direitos humanos // The social movements communication: the exercise of a new perspective on human rights

Autores

  • Cicilia Maria Krohling Peruzzo UMESP

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i1.6980

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Comunicação, Direito à comunicação

Resumo

Este texto discute a comunicação nos movimentos sociais populares e tem por objetivo situar a questão do direito à comunicação enquanto dimensão dos direitos humanos. Reflete-se sobre a comunicação construída neste universo em seu processo educativo/comunicativo. O estudo é baseado em pesquisa bibliográfica. A Comunicação faz parte do processo de mobilização dos movimentos sociais populares através da história. Ela representa direitos humanos de primeira, segunda., terceira e quarta gerações. A terceira representa um avanço na concepção da cidadania, pois, incorpora a noção de direitos e coletivos. Mas, talvez tenha chegado a hora de se dar um passo à frente. Isto é conceber os direitos humanos à comunicação como dimensão específica de direitos, de quinta geração, ou dimensão comunicacional da cidadania. Conclui-se que a comunicação popular e comunitária expressa rica diversidade de práticas e contribui para a ampliação do status da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicilia Maria Krohling Peruzzo, UMESP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Faculdade de Comunicação, da Universidade Metodista de São Paulo. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Autora dos livros Relações públicas no modo de produção capitalista; Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania; e Televisão Comunitária: dimensão pública e participação cidadã na mídia local. Ex-coordenadora do GT Comunicación Popular, Comunitária y Ciudadanía da ALAIC-Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación e coordenadora do Núcleo de Pesquisa de Comunicação Comunitária e Local (COMUNI)

Downloads

Publicado

2013-08-27