A EAD nas licenciaturas UFSC/UAB: um estudo comunicação e das interações na disciplina de Introdução a Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v6i2.3524Palavras-chave:
Comunicação, Interação, Educação a distânciaResumo
Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa que investigou a comunicação entre professores, tutores e alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Aberta do Brasil da UFSC. As entrevistas com docentes mostraram a importância da interação e interatividade no processo de inovação que é a educação a distância; que o fórum é a ferramenta preferida enquanto que blogs e wikis, espaços de escrita colaborativa, poderiam ser mais usados pelo seu potencial comunicativo. Concluímos que é preciso aumentar o diálogo para que ocorra a aprendizagem autônoma do aluno e que o estudo da mediação pedagógica pode contribuir para isso, por meio de um referencial teórico que contemple a complexidade dessa comunicação que ocorre através das múltiplas linguagens das diversas mídias.Downloads
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