A EAD nas licenciaturas UFSC/UAB: um estudo comunicação e das interações na disciplina de Introdução a Educação a Distância

Autores/as

  • Aline Santana Martins
  • Dulce Márcia Cruz

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v6i2.3524

Palabras clave:

Comunicação, Interação, Educação a distância

Resumen

Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa que investigou a comunicação entre professores, tutores e alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Aberta do Brasil da UFSC. As entrevistas com docentes mostraram a importância da interação e interatividade no processo de inovação que é a educação a distância; que o fórum é a ferramenta preferida enquanto que blogs e wikis, espaços de escrita colaborativa, poderiam ser mais usados pelo seu potencial comunicativo. Concluímos que é preciso aumentar o diálogo para que ocorra a aprendizagem autônoma do aluno e que o estudo da mediação pedagógica pode contribuir para isso, por meio de um referencial teórico que contemple a complexidade dessa comunicação que ocorre através das múltiplas linguagens das diversas mídias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Santana Martins

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Dulce Márcia Cruz

Professora Dra. do Departamento de Metodologias do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Publicado

2009-07-28

Número

Sección

Artigos