Dinâmicas da campanha online no Brasil: um estudo comparativo entre websites e fanpages dos candidatos à Presidência em 2014 // Dynamics of online campaign in Brazil: a comparative study between websites and fan pages of the 2014 presidential candidates
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.17993Palavras-chave:
campanha online, eleições 2014, redes sociais e websites, online campaign, 2014 elections, social networks and websites.Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir as dinâmicas da campanha na esfera online a partir das características do conteúdo produzido para alimentar os websites dos candidatos, assim como suas redes sociais. Procura-se identificar as similaridades e diferenças no uso que os candidatos fazem destes espaços no que diz respeito ao conteúdo de campanha veiculado em ambos, assim como o modo como eles se complementam e interagem ao longo do processo eleitoral. Para a análise, tem-se como contexto a eleição presidencial de 2014 no Brasil e consideram-se as redes sociais e websites dos três principais candidatos: Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB). A análise de conteúdo quantitativa é feita com base em uma amostra de 803 postagens realizadas no Facebook dos três candidatos, assim como nas 824 postagens feitas dos websites e compara-se três variáveis específicas: estratégias discursivas, mensagem geral de campanha e presença de links. O trabalho parte de duas hipóteses principais: 1) os espaços possuem estratégias distintas no conteúdo, sendo os websites mais temáticos e as redes sociais mais preocupadas com a formação da imagem e com formas de buscar o engajamento do eleitor; 2) os websites e redes sociais focam na horizontalidade da informação por meio da hipertextualidade, permitindo fluxos de leitura entre diferentes espaços.Downloads
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