Dinâmicas da campanha online no Brasil: um estudo comparativo entre websites e fanpages dos candidatos à Presidência em 2014 // Dynamics of online campaign in Brazil: a comparative study between websites and fan pages of the 2014 presidential candidates

Autores/as

  • Michele Goulart Massuchin Universidade Federal do Maranhão
  • Camilla Quesada Tavares UEPG/UFF

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.17993

Palabras clave:

campanha online, eleições 2014, redes sociais e websites, online campaign, 2014 elections, social networks and websites.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo discutir as dinâmicas da campanha na esfera online a partir das características do conteúdo produzido para alimentar os websites dos candidatos, assim como suas redes sociais. Procura-se identificar as similaridades e diferenças no uso que os candidatos fazem destes espaços no que diz respeito ao conteúdo de campanha veiculado em ambos, assim como o modo como eles se complementam e interagem ao longo do processo eleitoral. Para a análise, tem-se como contexto a eleição presidencial de 2014 no Brasil e consideram-se as redes sociais e websites dos três principais candidatos: Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB). A análise de conteúdo quantitativa é feita com base em uma amostra de 803 postagens realizadas no Facebook dos três candidatos, assim como nas 824 postagens feitas dos websites e compara-se três variáveis específicas: estratégias discursivas, mensagem geral de campanha e presença de links. O trabalho parte de duas hipóteses principais: 1) os espaços possuem estratégias distintas no conteúdo, sendo os websites mais temáticos e as redes sociais mais preocupadas com a formação da imagem e com formas de buscar o engajamento do eleitor; 2) os websites e redes sociais focam na horizontalidade da informação por meio da hipertextualidade, permitindo fluxos de leitura entre diferentes espaços.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Maranhão

Professora adjunta do departamento de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS), da UFMA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: mimassuchin@gmail.com.

Camilla Quesada Tavares, UEPG/UFF

Professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências Sociais Aplicadas e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UEPG. Integrante do grupo de pesquisa Jornalismo e Política: atores e representações sociais; e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Mídias Digitais (GEMIDI/UEPG). Desenvolve pesquisas sobre campanha eleitoral na televisão e internet e sobre cobertura jornalística em portais informativos. Email: camilla.tavares8@gmail.com.

Publicado

2018-07-11