Dinâmicas da campanha online no Brasil: um estudo comparativo entre websites e fanpages dos candidatos à Presidência em 2014 // Dynamics of online campaign in Brazil: a comparative study between websites and fan pages of the 2014 presidential candidates

Autores

  • Michele Goulart Massuchin Universidade Federal do Maranhão
  • Camilla Quesada Tavares UEPG/UFF

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.17993

Palavras-chave:

campanha online, eleições 2014, redes sociais e websites, online campaign, 2014 elections, social networks and websites.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as dinâmicas da campanha na esfera online a partir das características do conteúdo produzido para alimentar os websites dos candidatos, assim como suas redes sociais. Procura-se identificar as similaridades e diferenças no uso que os candidatos fazem destes espaços no que diz respeito ao conteúdo de campanha veiculado em ambos, assim como o modo como eles se complementam e interagem ao longo do processo eleitoral. Para a análise, tem-se como contexto a eleição presidencial de 2014 no Brasil e consideram-se as redes sociais e websites dos três principais candidatos: Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB). A análise de conteúdo quantitativa é feita com base em uma amostra de 803 postagens realizadas no Facebook dos três candidatos, assim como nas 824 postagens feitas dos websites e compara-se três variáveis específicas: estratégias discursivas, mensagem geral de campanha e presença de links. O trabalho parte de duas hipóteses principais: 1) os espaços possuem estratégias distintas no conteúdo, sendo os websites mais temáticos e as redes sociais mais preocupadas com a formação da imagem e com formas de buscar o engajamento do eleitor; 2) os websites e redes sociais focam na horizontalidade da informação por meio da hipertextualidade, permitindo fluxos de leitura entre diferentes espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Maranhão

Professora adjunta do departamento de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS), da UFMA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: mimassuchin@gmail.com.

Camilla Quesada Tavares, UEPG/UFF

Professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências Sociais Aplicadas e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UEPG. Integrante do grupo de pesquisa Jornalismo e Política: atores e representações sociais; e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Mídias Digitais (GEMIDI/UEPG). Desenvolve pesquisas sobre campanha eleitoral na televisão e internet e sobre cobertura jornalística em portais informativos. Email: camilla.tavares8@gmail.com.

Downloads

Publicado

2018-07-11