A EAD nas licenciaturas UFSC/UAB: um estudo comunicação e das interações na disciplina de Introdução a Educação a Distância

Autores

  • Aline Santana Martins
  • Dulce Márcia Cruz

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v6i2.3524

Palavras-chave:

Comunicação, Interação, Educação a distância

Resumo

Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa que investigou a comunicação entre professores, tutores e alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Aberta do Brasil da UFSC. As entrevistas com docentes mostraram a importância da interação e interatividade no processo de inovação que é a educação a distância; que o fórum é a ferramenta preferida enquanto que blogs e wikis, espaços de escrita colaborativa, poderiam ser mais usados pelo seu potencial comunicativo. Concluímos que é preciso aumentar o diálogo para que ocorra a aprendizagem autônoma do aluno e que o estudo da mediação pedagógica pode contribuir para isso, por meio de um referencial teórico que contemple a complexidade dessa comunicação que ocorre através das múltiplas linguagens das diversas mídias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Santana Martins

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Dulce Márcia Cruz

Professora Dra. do Departamento de Metodologias do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2009-07-28

Edição

Seção

Artigos