Representações sociais e interseccionalidades de gênero, classe social e raça:

Processos reprodutivos de mulheres atendidas na assistência social

Autores

  • Daniela Porto Giacomelli Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Adriane Rubio Roso Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0001-7471-133X

Resumo

Este estudo é resultado de uma pesquisa que investigou sobre representações sociais e processos reprodutivos de mulheres atendidas em serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Tendo como interlocutoras profissionais desses serviços e buscando olhar para suas práticas, nossos objetivos são: (a) pensar sobre quais representações sociais se associam aos processos reprodutivos das mulheres atendidas no SUAS e, (b) refletir sobre as interseccionalidades entre gênero, classe social e raça nesse campo. Tendo como base a metodologia qualitativa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 12 profissionais. A partir da Psicologia Social Crítica, da Teoria das Representações Sociais, da perspectiva dos Direitos Sexuais e Reprodutivos e feministas decoloniais e feministas interseccionais, utilizamos campos culturais como organizadores das análises. Percebemos que as representações socias das profissionais sobre os processos reprodutivos das mulheres atendidas ainda estão associadas à família, maternidade e ao controle de natalidade, existindo pouca articulação entre gênero, classe e raça. Todavia, novas ideias de cunho crítico também estão emergindo, especialmente ao que se refere à paternidade e lugar dos homens na reprodução e cuidado da família, indicando a dinamicidade das representações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Porto Giacomelli, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSM. Integrante do Núcleo de Pesquisa VIDAS – Núcleo de pesquisa, ensino e extensão em Psicologia Clínica-Social. 

Adriane Rubio Roso, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Pós-doutorado em Comunicação (UFSM) e em Psicologia Social (Harvard University). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Docente no Curso de Psicologia, no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Psicologia e no PPG em Estudos de Gênero, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa VIDAS – Núcleo de pesquisa, ensino e extensão em Psicologia Clínica-Social. 

Downloads

Publicado

2024-03-10

Como Citar

Porto Giacomelli, D., & Rubio Roso, A. (2024). Representações sociais e interseccionalidades de gênero, classe social e raça:: Processos reprodutivos de mulheres atendidas na assistência social. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/54914

Edição

Seção

Gênero e Sexualidade: novas perspectivas e intersecções sobre experiências i