A educação para a Diversidade em busca de uma apreensão intercultural da Surdez

Autores

  • Phagner Ramos Universidade Federal de Pernambuco
  • Elaine Magalhães Costa-Fernandez Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.27557

Palavras-chave:

educação-inclusiva, Surdez, Ouvintismo, interculturalidade

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que objetiva compreender as tensões entre a criação de uma categoria identitária cultural para a Surdez e o discurso Ouvintista hegemônico, em suas rachaduras, resistências e perspectivas. De metodologia qualitativa, a pesquisa favorece a (re) construção discursiva da trajetória da Surdez (com S maiúsculo) e do Ouvintismo, através da mídia, das Políticas Públicas Educacionais e da história de membros das comunidades ouvintes e surdas pernambucanas. Considerando que ao longo da história, a sociedade ouvinte dominante ao definir políticas educacionais enquadrou, a partir unicamente de seu ponto de vista, os sujeitos Surdos em identidades (surdo-mudo, surdo, deficiente auditivo, excepcional, especial), o fortalecimento de uma reinvindicação identitária germinada pelos próprios sujeitos da Surdez, em oposição ao discurso Ouvintista, cria um tensionamento discursivo. Cabendo, portanto, a pergunta: como a escola e a sociedade estão lidando com isso? Este artigo vai se focar na análise das origens teórico epistemológicas destes termos, enfatizando que suas escolhas, mais do que aleatórias, correspondem a enquadramentos ideológicos definidos. Convencidos da inescapabilidade dos mecanismos de opressão de uma postura identitária, postura própria da pós-modernidade, espera-se que as políticas educacionais identitárias calcadas no princípio da diversidade, sejam suficientemente operantes para diminuírem as opressões sociais, além de definirem novos começos. Com o cuidado de privilegiar uma apreensão intercultural da diversidade, postula-se a necessidade de permanecermos atentos para a construção de diálogos, acolhendo a diversidade das vozes e prevenindo a reprodução de antigas discriminações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Phagner Ramos, Universidade Federal de Pernambuco

Formado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFPE.

Elaine Magalhães Costa-Fernandez, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Intercultural pela Universidade Toulouse Jean Jaurès/França. Professora do Programa  de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisadora associada do Laboratoire Clinique Psychopathologie et interculturel (LCP) da Université Toulouse Jean-Jaurés (UT-JJ). 

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

Ramos, P., & Costa-Fernandez, E. M. (2018). A educação para a Diversidade em busca de uma apreensão intercultural da Surdez. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(3), 222–243. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.27557

Edição

Seção

Dossiê