Ver-me Vista: Arte e Gênero em uma experiência de troca de retratos

Autores

  • Marielen Baldissera UFRGS - Mestrado em Poéticas Visuais

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v3i2.22376

Resumo

O presente artigo consiste em um resumo da dissertação de mestrado da autora. A pesquisa fala sobre a experiência do olhar no retrato e como ele se traduz ao lidar com homens e mulheres. Foram realizados encontros para a produção de trocas de retratos entre a artista e seus amigos, em que ela utilizou a fotografia e eles utilizaram técnicas variadas. A questão de gênero é trazida para falar sobre o poder de quem olha e sobre como mulheres e homens são vistos e representados em imagens. A lógica dualista artista-homem / modelo-mulher presente na história da arte é questionada. No caso, a modelo deixa de ser passiva e assume um papel ativo por fazer uma proposição e fabricar imagens. O “outro” presente no título pode ser lido como uma das pessoas presentes na relação entre retratado e retratante e, também como a mulher, que é o outro em relação ao homem.

Palavras-chave: Retrato, olhar, gênero, representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marielen Baldissera, UFRGS - Mestrado em Poéticas Visuais

Marielen Baldissera (Leli Baldissera) nasceu em Erechim – RS em 1990. Mestra em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharela em Artes Visuais pela UFRGS. É integrante do coletivo “Nítida – fotografia e feminismo” e do Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL) da UFRGS. Pesquisa sobre fotografia, mulheres artistas e temáticas de gênero. É artista visual, tendo participado de diversas exposições coletivas e também individuais.

Downloads

Publicado

2017-07-30

Como Citar

Baldissera, M. (2017). Ver-me Vista: Arte e Gênero em uma experiência de troca de retratos. Cadernos De Gênero E Diversidade, 3(2). https://doi.org/10.9771/cgd.v3i2.22376

Edição

Seção

Artigos