Maternidade como missão! A trajetória militante de uma mãe de bebê com microcefalia em PE

Autores

  • Diego Alano de Jesus Pereira Pinheiro
  • Marcia Reis Longhi UFPB

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v3i2.22216

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a maternidade em um contexto bastante específico que é o do nascimento de centenas de crianças com microcefalia em consequência do surto do Zika. O fio condutor é a trajetória de uma das mães, que tem exercido o papel de liderança na luta das mulheres pelo direito das crianças de terem assistência à saúde e acesso às políticas sociais, além de buscarem, junto a sociedade civil, visibilidade e apoio. O atrelamento entre maternidade e Zika nos levou a identificar uma forma de maternidade militante. A mãe em questão foi uma das criadoras da União de Mães de Anjos - UMA - no Recife e agrega em torno de 300 mulheres com filhos com microcefalia. Através das narrativas, buscou-se identificar os contextos, os sentidos tecidos e as estratégias construídas para enfrentar os inúmeros obstáculos, não apenas econômicos, mas também sociais e morais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Alano de Jesus Pereira Pinheiro

Graduação em psicologia pela USP. Mestrado e Doutorado em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE. Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da mesma Universidade. Integrante do GRUPESSC - Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura (UFPB) e membro do FAGES (Família, Gênero e Sexualidade)(UFPE). Desenvolve pesquisas nas seguintes temáticas: antropologia da saúde; gênero e geração (juventude e velhice) e atualmente vem se dedicando a compreender o cruzamento entre a categoria cuidado e envelhecimento.

Downloads

Publicado

2017-07-30

Como Citar

Pinheiro, D. A. de J. P., & Longhi, M. R. (2017). Maternidade como missão! A trajetória militante de uma mãe de bebê com microcefalia em PE. Cadernos De Gênero E Diversidade, 3(2). https://doi.org/10.9771/cgd.v3i2.22216

Edição

Seção

Dossiê