Direitos dos animais: Uma abordagem incrementadora
DOI:
https://doi.org/10.9771/rbda.v14i1.30729Abstract
O presente artigo aborda a discussão entre duas diferentes teorias no campo de
defesa dos não humanos: os “direitos” dos animais e o “bem estar” dos animais. Enquanto os benestarias sustentam que os interesses dos animais podem ser ignorados se as consequências para os humanos justificarem isso, os que propõem os “direitos dos animais” sugerem um viés abolicionista, igualando-os aos humanos. Analisa que, se por um lado ambas se contrapõem por seus objetivos, há autores que entendem que o bem estar animal é a única maneira prática de concretude dos direitos dos animais. Entretanto, a tese aqui defendida é a abordagem incremental
para os direitos dos animais, a qual é realista e reconhece que estes são seres sensíveis com valores inerentes, sem com isso representar uma completa ameaça ao status de propriedade dos animais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.