Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra Revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, seguindo o modelo disponibilizado no arquivo "Template".
  • URLs para as referências foram informadas, quando necessário.
  • Figuras e tabelas inseridas no texto e não no final do documento, como anexos.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Os artigos devem ser submetidos acompanhados de um relatório anti plágio.

Diretrizes para Autores

  1. Direito Animal, Bioética e Direito Ambiental são as linhas editoriais da Revista, e qualquer artigo encaminhado para publicação deverá ser inédito no Brasil.
  2. O artigo deverá ser escrito em inglês, português, italiano, francês ou espanhol, e, para submetê-lo, o autor deverá inicialmente se cadastrar no site e seguir o modelo disponibilizado no arquivo Template.  
  3. Será rejeitado, de plano, o artigo que não obedecer aos critérios previstos no Template.
  4. O artigo deverá ser submetido à apreciação de Comitê de Ética em Pesquisa sempre que seres humanos ou animais sejam, direta ou indiretamente, objeto de pesquisa, inclusive projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas.
  5. O processo de avaliação será feito em duas etapas: inicialmente os Editores avaliarão a adequação do artigo às regras de submissão e à linha editorial da Revista, de modo que a não observância das regras 1, 2, 3 e 4 ensejará a rejeição imediata do artigo.
  6. Em seguida, o artigo será submetido à avaliação duplo-cega de um parecerista ad hoc que desconheça os autores, da mesma forma que os autores desconheçam o avaliador. Caso do Editor não concorde com a avaliação,  o artigo será submetido a um segundo parecerista.
  7. Para assegurar a diversidade de autores, em regra, um autor somente pode publicar na RBDA/UFBA, um artigo a cada dois anos.
  8. Uma vez publicado, o artigo será considerado licenciado para os Editores da Revista, podendo tão somente ser publicado em outros lugares após autorização prévia e expressa, citada a publicação original como fonte.
  9. Será permitida a citação parcial dos artigos publicados sem autorização prévia, desde que identificada a fonte.

 

Bioética

estudo jurídico e filosófico das condições necessárias para uma administração responsável da vida humana, animal e ambiental, analisando a responsabilidade jurídica dos cientistas em questões controversas como a fertilização in vitro, pesquisas científicas com humanos e animais, aborto, clonagem, eutanásia, transgênicos etc.

Direito Ambiental

Estudo jurídico das normas voltadas à proteção da qualidade do meio ambiente ecologicamente equilibrado e das principais correntes da ecosofia.

Direito Animal

Estudo das normas jurídicas que regem as relações entre a espécie humana e os animais, desde as normas de proteção à fauna até a analise do status jurídico dos animais no direito positivo e na jurisprudência.

Doutrina e Jurisprudência

Material de Doutrina e Jurisprudência que versem sobre o Direito Animal, Bioética ou Direito Ambiental.

Ensaios e Resenhas

ENSAIOS

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.