Sobre a Revista

Foco e Escopo

1. A Revista Brasileira de Direito Animal, primeira do gênero na América Latina, está  indexada no Portal de Periódicos Eletrônicos da UFBA no endereço www.rbda.ufba.br,  e disponibilizada no site Animal Legal & Historical Center da Michigan State University College of Law (http://www.animallaw.info/#international), podendo eventualmente ser lançada em versão impressa.

2. Bioética e direitos dos animais é a linha editorial da Revista, e qualquer trabalho encaminhado para publicação deverá ser inédito no Brasil.

A Revista Brasileira de Direito Animal nasceu em 2006 por iniciativa do Professor Doutor Heron Santana Gordilho,  da Universidade Federal da Bahia ( UFBA) e do doutorando da Universidade de Salamanca (Espanha), Luciano Rocha Santana, aos quais veio a juntar-se o doutorando pela UFBA, Tagore Trajano da Silva.

Vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos dos Animais, Meio Ambiente e Pós-modernidade (NIPEDA)  do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito da UFBA, a partir deste volume a RBDA  se torna uma revista eletrônica, disponível em www.rbda.ufba.br e  indexada no portal SEER da UFBA. A RBDA também está disponível no site do Animal Legal & Historical Center da Faculdade de Direito da Universidade do Estado de Michigan, em www.animallaw.info/#international.

A sua importância não está apenas no fato de ser a primeira revista na América Latina dedicada aos direitos dos animais. Ela logo se tornou um foro de debate e pesquisa  internacional, contribuindo de forma significativa para a evolução do pensamento em direção ao reconhecimento dos direitos dos animais. Nela já foram publicados artigos sobre o especismo, o status jurídico dos animais, o habeas corpus para os grandes primatas, o abolicionismo animal e outros temas inovadores, que vieram  introduzir novas teorias nesse ramo do Direito. 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O trabalho deve ser enviado pelo correio eletrônico do autor para um dos correios eletrônicos a seguir: heron@ufba.br, santanaluciano@uol.com.br,tagoretrajano@gmail.com.

 O processo de avaliação será em duas etapas: inicalmente será avaliada a sua adequação à linha editorial da Revista, seguida de uma avaliação duplo-cega, por doutores de Direito que desconhecem os autores, da mesma forma que os autores desconhecem os avaliadores. Em caso de empate, o artigo será submetido a um terceiro avaliador ad hoc.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Apoio

Agradecemos  a Fundação Faculdade de Direito (FFD) e ao Instituto Abolicionista pelos Animais (IAA) pelo apoio dispensado a esta revista.