ENTRE A SOMBRA E REALIDADE: os “programas educativos” da Mimosa Between the shadow and reality : the “Mimosa educational programs "
DOI:
https://doi.org/10.9771/rbda.v10i20.15295Keywords:
programas educativos, informações nutricionais, propaganda científicaAbstract
Tendo como referência os impactos do leite bovino na saúde humana, este estudo estabelece uma análise comparativa entre os conteúdos dos “programas educativos” da marca de lacticínios Mimosa e estudos independentes de entidades reconhecidas. A grande premissa que se defende neste artigo é que a Mimosa aplica nos seus “programas educativos” um modelo de publicidade "científica" semelhante ao que Edward Bernays aplicou na década de 1920 para implementar o pequeno-almoço bacon and eggs. Os dados são demonstrativos que existe um enorme desfasamento e discordância no que concerne às informações nutritivas apresentadas pela marca de lacticínios Mimosa e as apresentadas por estudos independentes em relação aos impactos do leite de vaca na saúde humana. Os dados também são reveladores de que existem compostos no leite bovino, intrínsecos e derivados dos processos de produção industrial, que se encontram omissos nos “programas educativos” da Mimosa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.