CONSCIÊNCIA NA SUBSTITUIÇÃO DO USO DE ANIMAIS NO ENSINO: ASPECTOS HISTÓRICOS, ÉTICOS E DE LEGISLAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.9771/rbda.v5i6.11073Abstract
o especismo, a discriminação de direitos em favor da espéciehumana e em detrimento de outras espécies, é praticado também no
ambiente acadêmico. O uso indiscriminado de animais não-humanos
para o ensino e a pesquisa é uma prática antiga, que foi consolidada
durante a Idade Moderna. Mesmo diante da tecnologia atual, os
animais ainda são usados, de forma prejudicial, para a demonstração
de conhecimentos. Como reação de um número crescente de
pesquisadores em todas as áreas do conhecimento, tem havido um
aumento da criação, aperfeiçoamento e consolidação de métodos
substitutivos e, por parte dos estudantes, a objeção de consciência.
Assim, a substituição do uso prejudicial de animais por métodos
mais eficazes é uma realidade possível e positiva no desenvolvimento ético dos humanos pelo refinamento do respeito aos não-humanos, possibilitando o desenvolviment de habilidades necessárias à prática profissional.
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