Os rios voadores e as mudanças climáticas ocasionadas pelo desmatamento da Floresta Amazônica:

uma perspectiva a partir do constitucionalismo latino-americano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rbda.v16i3.47626

Palavras-chave:

Floresta Amazônica, Rios Voadores, Transconstitucionalismo, Ubiquidade

Resumo

O tema proposto parte da conexão entre o desmatamento da Floresta Amazônica e a alteração do regime das chuvas ocasionado pela deterioração dos Rios Voadores, desaguando no objetivo geral que é o de inter-relacionar a proteção de ambos, uma vez que são dependentes entre si, no que diz respeito ao seu equilíbrio ambiental. Em segundo momento, buscou-se no Constitucionalismo Latino-americano instrumentos capazes de proteger o meio ambiente e em especial a Floresta Amazônica, enfocando-se nas Constituições do Brasil e do Peru. Por fim, utilizou-se do método hipotético-dedutivo, para concluir pela necessidade do emprego do Transconstitucionalismo entre os diversos países como forma de proporcionar a troca de experiências na proteção do meio ambiente, o que irá reverberar na preservação da Floresta Amazônica e dos Rios Voadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Vartuli Cordeiro e Silva, Escola Superior Dom Helder Câmara

Doutorando e Mestre em Direito na Escola Superior Dom Helder Câmara, especialista em Regime Jurídico dos Recursos Minerais pela Faculdade Milton Campos. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Responsabilidade Civil por Danos ao Meio Ambiente.

Elcio Nacur Rezende, Escola Superior Dom Helder Câmara

Doutor e Mestre em Direito. Pós-doutoramento da Universidade de Messina/Itália e na Universidade Castilla-La Mancha/Espanha. Professor dos Programas de Pós-graduação em Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara e da Faculdade Milton Campos. Líder do Grupo de Pesquisa Responsabilidade Civil por Danos ao Meio Ambiente.

Downloads

Publicado

2022-06-10

Como Citar

Silva, V. V. C. e ., & Rezende, E. N. . (2022). Os rios voadores e as mudanças climáticas ocasionadas pelo desmatamento da Floresta Amazônica:: uma perspectiva a partir do constitucionalismo latino-americano. Revista Brasileira De Direito Animal, 16(3), 96–113. https://doi.org/10.9771/rbda.v16i3.47626