Análise Ecológica do Direito e construção transubjetiva de direitos da natureza e dos animais: aspectos estruturais e metodológicos

Autores

  • Wálber Araujo Carneiro Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia. Departamento de Estudos Jurídicos Fundamentais. Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito.

DOI:

https://doi.org/10.9771/rbda.v17i0.36312

Palavras-chave:

Análise Ecológica do Direito, Transubjetividade, direito animal, direitos da natureza

Resumo

O presente artigo apresenta a Análise Ecológica do Direito como uma teoria crítica capaz de contribuir para a “construção” e reconhecimento dos direitos dos animais e entes da natureza a partir de uma base sistêmica e do caráter transubjetivo da comunicação social. Aponta deficits ecológicos nas abordagens teóricas clássicas e deficits operacionais nas abordagens críticas do direito. Descreve as características transubjetivas da comunicação e as dificuldades que uma perspectiva sistêmica tem em face do problema ecológico, o que inclui as inúmeras relações que a sociedade moderna trava com seus diferentes ambientes natural, individual e social. Estabelece o modo como a Análise Ecológica do Direito se constitui como uma teoria crítica, explica o modo como essa crítica é estruturada na periferia do sistema jurídico e, por fim, descreve as características metodológicas adequadas à complexidade desse tipo de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wálber Araujo Carneiro, Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia. Departamento de Estudos Jurídicos Fundamentais. Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito.

Pós-Doutor pelas Universidades de Brasília - UNB, J. Goethe de Frankfurt am Main e UNISINOS. Doutor em Direito pela UNISINOS, em sanduíche com a Universidade de Coimbra (Portugal). Professor Teoria e Filosofia do Direito da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Downloads

Publicado

2023-01-08

Como Citar

Carneiro, W. A. (2023). Análise Ecológica do Direito e construção transubjetiva de direitos da natureza e dos animais: aspectos estruturais e metodológicos. Revista Brasileira De Direito Animal, 15(2). https://doi.org/10.9771/rbda.v17i0.36312