INSTRUMENTOS PARA O DIREITO DOS ANIMAIS FRENTE À PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rbda.v11i22.17672Palavras-chave:
Leis. Cativeiro. Domésticos. Alimentação. Sofrimento. Justiça.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo buscar instrumentos que possam facilitar a aplicação dos direitos dos animais nas questões de produção de alimentos. Foi realizada uma fase exploratória para completar uma pesquisa qualitativa. O período experimental compreendeu 20/02/2015 a 25/02/2016. Os artigos científicos foram consultados a partir do Scientific Electronic Library, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e do Google Acadêmico. Para obtenção da legislação atualizada foi consultado o portal do Governo Federal do Brasil. Juntamente com os temas de direito dos animais, nessa pesquisa foram abordados a conscientização da sociedade, a responsabilização das empresas e das pessoas, a realidade dentro das fazendas, o espaço para movimentação, o comportamento social dos animais, as alterações anatômicas e fisiológicas, a alimentação, o transporte e o abate. Foi possível observar que a relação entre direitos dos animais e produção de alimentos possui fortes componentes sociais. Foi possível inferir que esses instrumentos podem ser construídos integrando a doutrina nacional e internacional com detalhes da realidade dos locais de produção; deficiências normativas poderão ser atenuadas nesse processo de integração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.